Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pra, Marlene
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sabourin, Eric, Petersen, Paulo, Silveira, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias.
id UFRRJ-4_3e2b81f9ba0b02bc2429ed5642895c20
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da ParaíbaLógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba: Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of ParaíbaO artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2016-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27Estudos Sociedade e Agricultura; v. 24 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-272526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775/433Pra, MarleneSabourin, EricPetersen, PauloSilveira, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-29T15:43:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2021-01-29T15:43:34Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba: Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba
title Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
spellingShingle Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
Pra, Marlene
title_short Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
title_full Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
title_fullStr Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
title_full_unstemmed Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
title_sort Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
author Pra, Marlene
author_facet Pra, Marlene
Sabourin, Eric
Petersen, Paulo
Silveira, Luciano
author_role author
author2 Sabourin, Eric
Petersen, Paulo
Silveira, Luciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pra, Marlene
Sabourin, Eric
Petersen, Paulo
Silveira, Luciano
description O artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775/433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27
Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27
Estudos Sociedade e Agricultura; v. 24 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077445017337856