Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
Texto Completo: | https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias. |
id |
UFRRJ-4_3e2b81f9ba0b02bc2429ed5642895c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775 |
network_acronym_str |
UFRRJ-4 |
network_name_str |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da ParaíbaLógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba: Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of ParaíbaO artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2016-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27Estudos Sociedade e Agricultura; v. 24 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-272526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775/433Pra, MarleneSabourin, EricPetersen, PauloSilveira, Lucianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-29T15:43:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/775Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2021-01-29T15:43:34Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba: Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba |
title |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
spellingShingle |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba Pra, Marlene |
title_short |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
title_full |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
title_fullStr |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
title_full_unstemmed |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
title_sort |
Marketing logic and strategies of family farming in the Agreste of Paraíba: Lógicas e estratégias de comercialização na agricultura familiar do Agreste da Paraíba |
author |
Pra, Marlene |
author_facet |
Pra, Marlene Sabourin, Eric Petersen, Paulo Silveira, Luciano |
author_role |
author |
author2 |
Sabourin, Eric Petersen, Paulo Silveira, Luciano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pra, Marlene Sabourin, Eric Petersen, Paulo Silveira, Luciano |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma análise da construção social dos mercados pelos agricultores familiares do Agreste da Paraíba (Brasil). As estratégias e lógicas de comercialização foram observadas junto a 12 famílias inseridas ou em via de inserção em distintos circuitos comerciais: venda direta, compras públicas e circuitos longos. A metodologia associou o estudo de práticas e estratégias coletivas de comercialização e o papel das relações de reciprocidade entre as famílias. Os resultados mostram a importância dos processos organizacionais e dos apoios públicos e privados para a implementação dessas estratégias. As relações de reciprocidade que produzem e consolidam os laços sociais também são essenciais por facilitar o acesso aos mercados e contribuir para a perenidade das atividades de comercialização das famílias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775 |
url |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/775/433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 No. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27 Estudos Sociedade e Agricultura; Vol. 24 Núm. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27 Estudos Sociedade e Agricultura; v. 24 n. 1: Estudos Sociedade e Agricultura (abril a setembro de 2016); 5-27 2526-7752 reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
collection |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudoscpda@gmail.com|| |
_version_ |
1797077445017337856 |