Uma epistemologia do território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258
Resumo: A interrogação mais forte acerca do território é a que procura compreender a genealogia dos processos socioeconómicos. Isto implica uma epistemologia do território e pressupõe que se atribua à proximidade uma natureza ontológica. A contrário do que é comum pensar, não se julga que, para entender as estruturas sociais contemporâneas, baste compatibilizar uma aproximação centrada na análisedas territorializações com outra centrada nas mobilidades. Há tensões estruturais que formam as espacialidades das sociedades. A análise das ordens relacionais representadas nos territórios é um bom caminho para entender isso e para chegar a uma noção sobre a morfologia do poder. 
id UFRRJ-4_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling Uma epistemologia do territórioA interrogação mais forte acerca do território é a que procura compreender a genealogia dos processos socioeconómicos. Isto implica uma epistemologia do território e pressupõe que se atribua à proximidade uma natureza ontológica. A contrário do que é comum pensar, não se julga que, para entender as estruturas sociais contemporâneas, baste compatibilizar uma aproximação centrada na análisedas territorializações com outra centrada nas mobilidades. Há tensões estruturais que formam as espacialidades das sociedades. A análise das ordens relacionais representadas nos territórios é um bom caminho para entender isso e para chegar a uma noção sobre a morfologia do poder. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258/254Reis, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:15:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:15:16Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma epistemologia do território
title Uma epistemologia do território
spellingShingle Uma epistemologia do território
Reis, José
title_short Uma epistemologia do território
title_full Uma epistemologia do território
title_fullStr Uma epistemologia do território
title_full_unstemmed Uma epistemologia do território
title_sort Uma epistemologia do território
author Reis, José
author_facet Reis, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, José
description A interrogação mais forte acerca do território é a que procura compreender a genealogia dos processos socioeconómicos. Isto implica uma epistemologia do território e pressupõe que se atribua à proximidade uma natureza ontológica. A contrário do que é comum pensar, não se julga que, para entender as estruturas sociais contemporâneas, baste compatibilizar uma aproximação centrada na análisedas territorializações com outra centrada nas mobilidades. Há tensões estruturais que formam as espacialidades das sociedades. A análise das ordens relacionais representadas nos territórios é um bom caminho para entender isso e para chegar a uma noção sobre a morfologia do poder. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/258/254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 13, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444543381504