A dimensão rural do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Veiga, José Eli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246
Resumo: O Brasil surge menos urbano do que oficialmente se calcula quando se analisa a atual configuração territorial do país tendoem corte: a) metodologias recentemente adotadas no primeiro mundo e b) indicadores disponíveis sobre o destino da ruralidade nas sociedades humanas mais avançadas. Adotando-se procedimentos inspirados na contribuição do Serviço de Desenvolvimento Territorial da OCDE - mas que realmente superem a visão dicotômica - nota-se que 80% dos municípios e 30% da população pertencem ao lado essencialmente rural do país. E, ao contrário do que se pensa, isso nada tem de negativo, já que algumas das principais vantagens competitivas do século XXI dependerão da força das economias rurais.
id UFRRJ-4_adcb2509f051e5efc17a54e06b15c244
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling A dimensão rural do BrasilO Brasil surge menos urbano do que oficialmente se calcula quando se analisa a atual configuração territorial do país tendoem corte: a) metodologias recentemente adotadas no primeiro mundo e b) indicadores disponíveis sobre o destino da ruralidade nas sociedades humanas mais avançadas. Adotando-se procedimentos inspirados na contribuição do Serviço de Desenvolvimento Territorial da OCDE - mas que realmente superem a visão dicotômica - nota-se que 80% dos municípios e 30% da população pertencem ao lado essencialmente rural do país. E, ao contrário do que se pensa, isso nada tem de negativo, já que algumas das principais vantagens competitivas do século XXI dependerão da força das economias rurais.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246/242da Veiga, José Eliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:17:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/246Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:17:04Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão rural do Brasil
title A dimensão rural do Brasil
spellingShingle A dimensão rural do Brasil
da Veiga, José Eli
title_short A dimensão rural do Brasil
title_full A dimensão rural do Brasil
title_fullStr A dimensão rural do Brasil
title_full_unstemmed A dimensão rural do Brasil
title_sort A dimensão rural do Brasil
author da Veiga, José Eli
author_facet da Veiga, José Eli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Veiga, José Eli
description O Brasil surge menos urbano do que oficialmente se calcula quando se analisa a atual configuração territorial do país tendoem corte: a) metodologias recentemente adotadas no primeiro mundo e b) indicadores disponíveis sobre o destino da ruralidade nas sociedades humanas mais avançadas. Adotando-se procedimentos inspirados na contribuição do Serviço de Desenvolvimento Territorial da OCDE - mas que realmente superem a visão dicotômica - nota-se que 80% dos municípios e 30% da população pertencem ao lado essencialmente rural do país. E, ao contrário do que se pensa, isso nada tem de negativo, já que algumas das principais vantagens competitivas do século XXI dependerão da força das economias rurais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/246/242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 12, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444527652864