A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guivant, Julia S.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188
Resumo: O objetivo deste artigo é o de analisar os últimos desenvolvimentos da teoria global dos riscos de Ulrich Beck e levantar questionamentos sobre a mesma, partindo de um reconhecimento de suas significativas contribuições. Apesar de Beck afirmar que o conceito de sociedade global de riscos não exclui que algumas pessoas, países ou regiões sejam mais afetados que outros pelos riscos ambientais e tecnológicos, dois problemas centrais são aqui discutidos: a perspectiva evolucionista/linear/eurocentrista na descrição da dinâmica da globalização dos riscos e a imprecisão sobre como sua proposta de subpolítica pode ser implementada. A autora argumenta que a teoria global dos riscos de Beck é uma combinação de um agudo diagnóstico da sociedade de risco com uma vaga proposta, quase uma profecia, acerca das alternativas sobre como lidar com riscos de conseqüências incertas e do papel da subpolítica. Finalmente, o texto ilustra os limites e possibilidades da teoria de Beck através da análise dos debates em torno dos organismos geneticamente modificados.
id UFRRJ-4_d1e4f09e4e90d6aa0973161e1ec18d82
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profeciaO objetivo deste artigo é o de analisar os últimos desenvolvimentos da teoria global dos riscos de Ulrich Beck e levantar questionamentos sobre a mesma, partindo de um reconhecimento de suas significativas contribuições. Apesar de Beck afirmar que o conceito de sociedade global de riscos não exclui que algumas pessoas, países ou regiões sejam mais afetados que outros pelos riscos ambientais e tecnológicos, dois problemas centrais são aqui discutidos: a perspectiva evolucionista/linear/eurocentrista na descrição da dinâmica da globalização dos riscos e a imprecisão sobre como sua proposta de subpolítica pode ser implementada. A autora argumenta que a teoria global dos riscos de Beck é uma combinação de um agudo diagnóstico da sociedade de risco com uma vaga proposta, quase uma profecia, acerca das alternativas sobre como lidar com riscos de conseqüências incertas e do papel da subpolítica. Finalmente, o texto ilustra os limites e possibilidades da teoria de Beck através da análise dos debates em torno dos organismos geneticamente modificados.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188/184Guivant, Julia S.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:50:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/188Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:50:45Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
title A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
spellingShingle A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
Guivant, Julia S.
title_short A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
title_full A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
title_fullStr A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
title_full_unstemmed A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
title_sort A teoria da sociedade de risco de Ulrich Beck: entre o diagnóstico e a profecia
author Guivant, Julia S.
author_facet Guivant, Julia S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guivant, Julia S.
description O objetivo deste artigo é o de analisar os últimos desenvolvimentos da teoria global dos riscos de Ulrich Beck e levantar questionamentos sobre a mesma, partindo de um reconhecimento de suas significativas contribuições. Apesar de Beck afirmar que o conceito de sociedade global de riscos não exclui que algumas pessoas, países ou regiões sejam mais afetados que outros pelos riscos ambientais e tecnológicos, dois problemas centrais são aqui discutidos: a perspectiva evolucionista/linear/eurocentrista na descrição da dinâmica da globalização dos riscos e a imprecisão sobre como sua proposta de subpolítica pode ser implementada. A autora argumenta que a teoria global dos riscos de Beck é uma combinação de um agudo diagnóstico da sociedade de risco com uma vaga proposta, quase uma profecia, acerca das alternativas sobre como lidar com riscos de conseqüências incertas e do papel da subpolítica. Finalmente, o texto ilustra os limites e possibilidades da teoria de Beck através da análise dos debates em torno dos organismos geneticamente modificados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/188/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 9, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444217274368