Perspectivas do livre comércio para a agricultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Nilson Maciel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116
Resumo: Este ensaio analisa os limites do processo de liberalização do mercado agrícola mundial, a partir dos resultados da Rodada Uruguai de negociações do Gatt. Os argumentos do livre mercado são criticamente discutidos à luz das relações bilaterais entre EUA e CE, em torno das quais dependem as perspectivas das estratégias globais de multilateralização do mercado agrícola. As novas formas de proteção, surgidas nos anos 80, colocaram obstáculos para o comércio. Por outro lado, o processo de globalização combinado com a formação de blocos regionais e o fortalecimento de capitais multinacionais tornaram-se importante condições para o desenvolvimento do mercado mundial em bases multilaterais. As áreas regionais de livre comércio tendem a contradizer as perspectivas liberalizantes do comércio mundial, e o multilateralismo enfrenta fortes limites.
id UFRRJ-4_d92f61c1edab94ca999c16a828ff2659
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/116
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas do livre comércio para a agriculturaEste ensaio analisa os limites do processo de liberalização do mercado agrícola mundial, a partir dos resultados da Rodada Uruguai de negociações do Gatt. Os argumentos do livre mercado são criticamente discutidos à luz das relações bilaterais entre EUA e CE, em torno das quais dependem as perspectivas das estratégias globais de multilateralização do mercado agrícola. As novas formas de proteção, surgidas nos anos 80, colocaram obstáculos para o comércio. Por outro lado, o processo de globalização combinado com a formação de blocos regionais e o fortalecimento de capitais multinacionais tornaram-se importante condições para o desenvolvimento do mercado mundial em bases multilaterais. As áreas regionais de livre comércio tendem a contradizer as perspectivas liberalizantes do comércio mundial, e o multilateralismo enfrenta fortes limites.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 2Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 2Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 22526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116/112de Paula, Nilson Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-12T18:48:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/116Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2019-04-12T18:48:54Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas do livre comércio para a agricultura
title Perspectivas do livre comércio para a agricultura
spellingShingle Perspectivas do livre comércio para a agricultura
de Paula, Nilson Maciel
title_short Perspectivas do livre comércio para a agricultura
title_full Perspectivas do livre comércio para a agricultura
title_fullStr Perspectivas do livre comércio para a agricultura
title_full_unstemmed Perspectivas do livre comércio para a agricultura
title_sort Perspectivas do livre comércio para a agricultura
author de Paula, Nilson Maciel
author_facet de Paula, Nilson Maciel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paula, Nilson Maciel
description Este ensaio analisa os limites do processo de liberalização do mercado agrícola mundial, a partir dos resultados da Rodada Uruguai de negociações do Gatt. Os argumentos do livre mercado são criticamente discutidos à luz das relações bilaterais entre EUA e CE, em torno das quais dependem as perspectivas das estratégias globais de multilateralização do mercado agrícola. As novas formas de proteção, surgidas nos anos 80, colocaram obstáculos para o comércio. Por outro lado, o processo de globalização combinado com a formação de blocos regionais e o fortalecimento de capitais multinacionais tornaram-se importante condições para o desenvolvimento do mercado mundial em bases multilaterais. As áreas regionais de livre comércio tendem a contradizer as perspectivas liberalizantes do comércio mundial, e o multilateralismo enfrenta fortes limites.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/116/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 2
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 2
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 5, n. 2
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077443829301248