A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelaez, Victor
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schmidt, Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
Texto Completo: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167
Resumo: Autorizados para comercialização nos EUA desde 1994, os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou trangênicos difundiram-se rapidamente naquele país e em outros importantes produtores de commodities agrícolas nas Américas, como Canadá, México e Argentina. O Brasil, no entanto, manteve-se, até o momento, à margem deste processo. Analisar, a partir do caso mais concreto da soja Roundup Ready, os fatores que limitam o processo de difusão dos OGM no Brasil, é o objetivo deste artigo. Procura-se indicar como a atual resistência aos transgênicos, por parte de organizações ligadas à agricultura familiar brasileira, representa uma continuidade de um processo, iniciado no final dos anos 1970, de questionamento do modelo agrícola adotado no país e de combate às regulamentações que lhes são favoráveis. O artigo enfatiza a polarização de interesses resultante das estratégias de apropriação da Monsanto, apoiadas por ações “colaboracionistas” do governo federal, e as dos agricultores de se (re)apropriarem dos conhecimentos e do material vegetal que utilizam e melhoram.
id UFRRJ-4_dca51cf71f97bcd750135c5c213e8db4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/167
network_acronym_str UFRRJ-4
network_name_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository_id_str
spelling A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistênciasAutorizados para comercialização nos EUA desde 1994, os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou trangênicos difundiram-se rapidamente naquele país e em outros importantes produtores de commodities agrícolas nas Américas, como Canadá, México e Argentina. O Brasil, no entanto, manteve-se, até o momento, à margem deste processo. Analisar, a partir do caso mais concreto da soja Roundup Ready, os fatores que limitam o processo de difusão dos OGM no Brasil, é o objetivo deste artigo. Procura-se indicar como a atual resistência aos transgênicos, por parte de organizações ligadas à agricultura familiar brasileira, representa uma continuidade de um processo, iniciado no final dos anos 1970, de questionamento do modelo agrícola adotado no país e de combate às regulamentações que lhes são favoráveis. O artigo enfatiza a polarização de interesses resultante das estratégias de apropriação da Monsanto, apoiadas por ações “colaboracionistas” do governo federal, e as dos agricultores de se (re)apropriarem dos conhecimentos e do material vegetal que utilizam e melhoram.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 1Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 12526-7752reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167/163Pelaez, VictorSchmidt, Wilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-15T19:52:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/167Revistahttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esaPUBhttps://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/oaiestudoscpda@gmail.com||2526-77521413-0580opendoar:2018-01-15T19:52:40Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
title A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
spellingShingle A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
Pelaez, Victor
title_short A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
title_full A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
title_fullStr A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
title_full_unstemmed A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
title_sort A difusão dos OGM no Brasil: imposição e resistências
author Pelaez, Victor
author_facet Pelaez, Victor
Schmidt, Wilson
author_role author
author2 Schmidt, Wilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelaez, Victor
Schmidt, Wilson
description Autorizados para comercialização nos EUA desde 1994, os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou trangênicos difundiram-se rapidamente naquele país e em outros importantes produtores de commodities agrícolas nas Américas, como Canadá, México e Argentina. O Brasil, no entanto, manteve-se, até o momento, à margem deste processo. Analisar, a partir do caso mais concreto da soja Roundup Ready, os fatores que limitam o processo de difusão dos OGM no Brasil, é o objetivo deste artigo. Procura-se indicar como a atual resistência aos transgênicos, por parte de organizações ligadas à agricultura familiar brasileira, representa uma continuidade de um processo, iniciado no final dos anos 1970, de questionamento do modelo agrícola adotado no país e de combate às regulamentações que lhes são favoráveis. O artigo enfatiza a polarização de interesses resultante das estratégias de apropriação da Monsanto, apoiadas por ações “colaboracionistas” do governo federal, e as dos agricultores de se (re)apropriarem dos conhecimentos e do material vegetal que utilizam e melhoram.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167
url https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/167/163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 1
Estudos Sociedade e Agricultura; Estudos Sociedade e Agricultura, v. 8, n. 1
2526-7752
reponame:Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
collection Estudos Sociedade e Agricultura (Online)
repository.name.fl_str_mv Estudos Sociedade e Agricultura (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv estudoscpda@gmail.com||
_version_ 1797077444195254273