Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516 |
Resumo: | Neste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática. |
id |
UFRRJ-5_0f2e42aa7d5fa571db044b1210f82a3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/516 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superiorNeste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 107-1232176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516/887Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Henrique Gomes da2020-09-17T03:29:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/516Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:29:49Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
title |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
spellingShingle |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior Silva, Guilherme Henrique Gomes da |
title_short |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
title_full |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
title_fullStr |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
title_sort |
Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior |
author |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da |
author_facet |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Henrique Gomes da |
description |
Neste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516/887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 107-123 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600179822592 |