Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Henrique Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516
Resumo: Neste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática.
id UFRRJ-5_0f2e42aa7d5fa571db044b1210f82a3d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/516
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superiorNeste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 107-1232176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516/887Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Guilherme Henrique Gomes da2020-09-17T03:29:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/516Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:29:49Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
title Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
spellingShingle Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
Silva, Guilherme Henrique Gomes da
title_short Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
title_full Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
title_fullStr Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
title_full_unstemmed Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
title_sort Ações afirmativas e Educação Matemática: possibilidades de encontros entre diferenças no ensino superior
author Silva, Guilherme Henrique Gomes da
author_facet Silva, Guilherme Henrique Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Henrique Gomes da
description Neste trabalho, interpretamos educação matemática inclusiva como encontros entre diferenças no âmbito da educação matemática. Essa interpretação possibilita um melhor entendimento sobre espaços inclusivos no âmbito da pesquisa e prática em educação matemática, como, por exemplo, a forma como estudantes pertencentes a grupos sub-representados no ensino superior acessam a universidade, suas estratégias de permanência e sobrevivência material e acadêmica em cursos da área de exatas, as barreiras que encontram, entre outras questões. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é fornecer elementos para uma discussão sobre possibilidades de encontros entre diferenças no âmbito de cursos superiores da área de ciências exatas, relacionando as ações afirmativas no ensino superior com a educação matemática. Para isso, discutiremos nossa trajetória de pesquisas nessa direção e apontaremos para possibilidades de ampliação dessas discussões no âmbito da pesquisa em educação matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/516/887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 107-123
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600179822592