Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Karina
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Leonel, André Ary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209
Resumo: O que é necessário para que um indivíduo possa ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente? O que significa, no contexto comunicacional e tecnológico contemporâneo, ser um incluído digital? Quais são as características de uma sociedade cuja cultura é profundamente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação? Essas são algumas das questões que abordaremos neste trabalho, para provocar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre a formação de educadores no contexto da cibercultura e os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que envolvem os conceitos de inclusão digital e Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Partindo da concepção de ACT adotada por Fourez (1997), enfatizamos seus objetivos e as competências que um indivíduo deve adquirir para ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente, associando esses pressupostos ao conceito de inclusão digital e a formação de educadores no contexto da cibercultura. Concluímos que processos de inclusão digital, alinhados a perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica, podem oportunizar a vivência processos de ensino-aprendizagem no viés da educação científica, e com isso ressignificar o papel de educadores e educandos em sala de aula.
id UFRRJ-5_2b50d03961e829554cd97e2bc57271c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/209
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadoresO que é necessário para que um indivíduo possa ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente? O que significa, no contexto comunicacional e tecnológico contemporâneo, ser um incluído digital? Quais são as características de uma sociedade cuja cultura é profundamente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação? Essas são algumas das questões que abordaremos neste trabalho, para provocar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre a formação de educadores no contexto da cibercultura e os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que envolvem os conceitos de inclusão digital e Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Partindo da concepção de ACT adotada por Fourez (1997), enfatizamos seus objetivos e as competências que um indivíduo deve adquirir para ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente, associando esses pressupostos ao conceito de inclusão digital e a formação de educadores no contexto da cibercultura. Concluímos que processos de inclusão digital, alinhados a perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica, podem oportunizar a vivência processos de ensino-aprendizagem no viés da educação científica, e com isso ressignificar o papel de educadores e educandos em sala de aula.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 119 - 1392176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209/805Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, KarinaLeonel, André Ary2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/209Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
title Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
spellingShingle Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
Marcon, Karina
title_short Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
title_full Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
title_fullStr Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
title_full_unstemmed Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
title_sort Educação científica no contexto da cibercultura: reflexões sobre a formação de educadores
author Marcon, Karina
author_facet Marcon, Karina
Leonel, André Ary
author_role author
author2 Leonel, André Ary
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Karina
Leonel, André Ary
description O que é necessário para que um indivíduo possa ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente? O que significa, no contexto comunicacional e tecnológico contemporâneo, ser um incluído digital? Quais são as características de uma sociedade cuja cultura é profundamente marcada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação? Essas são algumas das questões que abordaremos neste trabalho, para provocar reflexões acerca das relações que se estabelecem entre a formação de educadores no contexto da cibercultura e os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que envolvem os conceitos de inclusão digital e Alfabetização Científica e Técnica (ACT). Partindo da concepção de ACT adotada por Fourez (1997), enfatizamos seus objetivos e as competências que um indivíduo deve adquirir para ser considerado alfabetizado científica e tecnologicamente, associando esses pressupostos ao conceito de inclusão digital e a formação de educadores no contexto da cibercultura. Concluímos que processos de inclusão digital, alinhados a perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica, podem oportunizar a vivência processos de ensino-aprendizagem no viés da educação científica, e com isso ressignificar o papel de educadores e educandos em sala de aula.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/209/805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 119 - 139
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600099082240