Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Leonardo Zenha
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Correa, Juliane, Formigosa, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99
Resumo: O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas transformações no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TICS), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de ciências, uma das disciplinas que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de ciências presentes na educação do campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura em Educação do Campo, que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará.As reflexões apontam como elemento inovador  nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior são potencializados com o uso das TICs.  
id UFRRJ-5_463cf07a89e110d229f87e67b13d1bff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/99
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da naturezaO texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas transformações no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TICS), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de ciências, uma das disciplinas que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de ciências presentes na educação do campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura em Educação do Campo, que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará.As reflexões apontam como elemento inovador  nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior são potencializados com o uso das TICs.  Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 77 - 882176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99/802Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Leonardo ZenhaCorrea, JulianeFormigosa, Marcos2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/99Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
spellingShingle Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
Cordeiro, Leonardo Zenha
title_short Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_full Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_fullStr Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_full_unstemmed Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
title_sort Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza
author Cordeiro, Leonardo Zenha
author_facet Cordeiro, Leonardo Zenha
Correa, Juliane
Formigosa, Marcos
author_role author
author2 Correa, Juliane
Formigosa, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Leonardo Zenha
Correa, Juliane
Formigosa, Marcos
description O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas transformações no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TICS), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de ciências, uma das disciplinas que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de ciências presentes na educação do campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura em Educação do Campo, que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará.As reflexões apontam como elemento inovador  nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior são potencializados com o uso das TICs.  
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99/802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 77 - 88
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600084402176