Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Cristina Soares Almendana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frizzarini, Silvia Teresinha, Cargnin, Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509
Resumo: Este ensaio propõe explanar as formas de comunicação de autistas, sob a luz da semiótica, tecendo o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, numa abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, acerca da compreensão do psiquismo, da linguagem, das interações multimodal e da inclusão. Sob esta visão, concerne discutir as relações do desenvolvimento da sociabilidade que os autistas possuem, salientando a importância das interações humanas. Tais leituras instigam a dedução de que, a aceitação e o convívio com pessoas com este espectro, institui uma demanda de desafios. A proposta de incorporar o autista na sociedade demonstra a necessidade de tomada de atitudes inclusivas, que intentem a criatividade em práticas diferenciadas, por se mostrarem ligadas, diretamente, à questão do desenvolvimento social do autista. Todavia, esta temática dispõe de mais pesquisas, que evoquem a inovação, sem deixar de lado as questões humanas deste processo.
id UFRRJ-5_46422351a899d638c8c7f84881c3d948
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/509
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro AutistaEste ensaio propõe explanar as formas de comunicação de autistas, sob a luz da semiótica, tecendo o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, numa abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, acerca da compreensão do psiquismo, da linguagem, das interações multimodal e da inclusão. Sob esta visão, concerne discutir as relações do desenvolvimento da sociabilidade que os autistas possuem, salientando a importância das interações humanas. Tais leituras instigam a dedução de que, a aceitação e o convívio com pessoas com este espectro, institui uma demanda de desafios. A proposta de incorporar o autista na sociedade demonstra a necessidade de tomada de atitudes inclusivas, que intentem a criatividade em práticas diferenciadas, por se mostrarem ligadas, diretamente, à questão do desenvolvimento social do autista. Todavia, esta temática dispõe de mais pesquisas, que evoquem a inovação, sem deixar de lado as questões humanas deste processo.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 79-902176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509/885Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Ana Cristina Soares AlmendanaFrizzarini, Silvia TeresinhaCargnin, Claudete2020-09-17T03:28:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/509Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:28:33Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
title Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Silveira, Ana Cristina Soares Almendana
title_short Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
title_full Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
author Silveira, Ana Cristina Soares Almendana
author_facet Silveira, Ana Cristina Soares Almendana
Frizzarini, Silvia Teresinha
Cargnin, Claudete
author_role author
author2 Frizzarini, Silvia Teresinha
Cargnin, Claudete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Cristina Soares Almendana
Frizzarini, Silvia Teresinha
Cargnin, Claudete
description Este ensaio propõe explanar as formas de comunicação de autistas, sob a luz da semiótica, tecendo o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, numa abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, acerca da compreensão do psiquismo, da linguagem, das interações multimodal e da inclusão. Sob esta visão, concerne discutir as relações do desenvolvimento da sociabilidade que os autistas possuem, salientando a importância das interações humanas. Tais leituras instigam a dedução de que, a aceitação e o convívio com pessoas com este espectro, institui uma demanda de desafios. A proposta de incorporar o autista na sociedade demonstra a necessidade de tomada de atitudes inclusivas, que intentem a criatividade em práticas diferenciadas, por se mostrarem ligadas, diretamente, à questão do desenvolvimento social do autista. Todavia, esta temática dispõe de mais pesquisas, que evoquem a inovação, sem deixar de lado as questões humanas deste processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/509/885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 79-90
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600171433984