A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Elton de Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Manrique, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512
Resumo: A partir do paradigma da neurodiversidade, que busca entender as diferenças por meio de uma ótica mais sociológica do que clínica, e com o objetivo de introduzir relações entre o currículo de Matemática que é estabelecido no sistema educacional brasileiro e o processo de inclusão proposto na modalidade da Educação Especial, o presente estudo se ocupou com a seguinte questão norteadora: qual é o cenário de propostas curriculares de Matemática para a educação básica e com a perspectiva de incluir estudantes atípicos, que os professores e licenciandos encontram atualmente no sistema educacional brasileiro? Ao realizar uma pesquisa documental envolvendo material disponibilizado pelo Ministério da Educação e a legislação brasileira, identifica-se um cenário de propostas curriculares ainda em construção, mas que tende a considerar as diferenças existentes em todos os estudantes.
id UFRRJ-5_a35d351ad206a3f14f610d16d21a20fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/512
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no BrasilA partir do paradigma da neurodiversidade, que busca entender as diferenças por meio de uma ótica mais sociológica do que clínica, e com o objetivo de introduzir relações entre o currículo de Matemática que é estabelecido no sistema educacional brasileiro e o processo de inclusão proposto na modalidade da Educação Especial, o presente estudo se ocupou com a seguinte questão norteadora: qual é o cenário de propostas curriculares de Matemática para a educação básica e com a perspectiva de incluir estudantes atípicos, que os professores e licenciandos encontram atualmente no sistema educacional brasileiro? Ao realizar uma pesquisa documental envolvendo material disponibilizado pelo Ministério da Educação e a legislação brasileira, identifica-se um cenário de propostas curriculares ainda em construção, mas que tende a considerar as diferenças existentes em todos os estudantes.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 91-1062176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512/886Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Elton de AndradeManrique, Ana Lúcia2020-09-17T03:29:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/512Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:29:15Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
title A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
spellingShingle A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
Viana, Elton de Andrade
title_short A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
title_full A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
title_fullStr A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
title_full_unstemmed A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
title_sort A neurodiversidade na formação de professores: reflexões a partir do cenário de propostas curriculares em construção no Brasil
author Viana, Elton de Andrade
author_facet Viana, Elton de Andrade
Manrique, Ana Lúcia
author_role author
author2 Manrique, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Elton de Andrade
Manrique, Ana Lúcia
description A partir do paradigma da neurodiversidade, que busca entender as diferenças por meio de uma ótica mais sociológica do que clínica, e com o objetivo de introduzir relações entre o currículo de Matemática que é estabelecido no sistema educacional brasileiro e o processo de inclusão proposto na modalidade da Educação Especial, o presente estudo se ocupou com a seguinte questão norteadora: qual é o cenário de propostas curriculares de Matemática para a educação básica e com a perspectiva de incluir estudantes atípicos, que os professores e licenciandos encontram atualmente no sistema educacional brasileiro? Ao realizar uma pesquisa documental envolvendo material disponibilizado pelo Ministério da Educação e a legislação brasileira, identifica-se um cenário de propostas curriculares ainda em construção, mas que tende a considerar as diferenças existentes em todos os estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/512/886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 91-106
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600174579712