Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1969 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127 |
Resumo: | A internet, compreendida como fenômeno cultural, está associada a novas formas de relação com os saberes, sobretudo pelo compartilhamento de ideias. Para além das técnicas, a chamada Cibercultura configura-se como práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. Neste estudo, buscamos refletir sobre as reverberações da cultura cibernética nos processos formativos de professores nos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), subprojetos Ciências Naturais e Biologia, de uma Universidade pública brasileira. Estes espaçostempos formativos vêm se constituindo como grupos de comunidades de aprendizagens colaborativas. Articula-se neste estudo essa experiência de trabalho grupal - campo de interconexões e entrecruzamento de diferentes níveis (individual, institucional e social) - ao princípio da conexão em rede e à noção de inteligência coletiva. Associa-se também o uso de tecnologias digitais como dispositivos que favorecem a interatividade, a democratização e novos estilos de aprendizagem nos processos de formação de professores. |
id |
UFRRJ-5_d9e34f681a4c489c8680b0c16c92dcc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/127 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e BiologiaA internet, compreendida como fenômeno cultural, está associada a novas formas de relação com os saberes, sobretudo pelo compartilhamento de ideias. Para além das técnicas, a chamada Cibercultura configura-se como práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. Neste estudo, buscamos refletir sobre as reverberações da cultura cibernética nos processos formativos de professores nos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), subprojetos Ciências Naturais e Biologia, de uma Universidade pública brasileira. Estes espaçostempos formativos vêm se constituindo como grupos de comunidades de aprendizagens colaborativas. Articula-se neste estudo essa experiência de trabalho grupal - campo de interconexões e entrecruzamento de diferentes níveis (individual, institucional e social) - ao princípio da conexão em rede e à noção de inteligência coletiva. Associa-se também o uso de tecnologias digitais como dispositivos que favorecem a interatividade, a democratização e novos estilos de aprendizagem nos processos de formação de professores.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 46 - 602176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127/800Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Denise MouraMadeira, Ana Verena Magalhães2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/127Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
title |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia Guerra, Denise Moura |
title_short |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
title_full |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
title_sort |
Reverberações da cibercultura nos processos formativos de professores de Ciências e Biologia |
author |
Guerra, Denise Moura |
author_facet |
Guerra, Denise Moura Madeira, Ana Verena Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Madeira, Ana Verena Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Denise Moura Madeira, Ana Verena Magalhães |
description |
A internet, compreendida como fenômeno cultural, está associada a novas formas de relação com os saberes, sobretudo pelo compartilhamento de ideias. Para além das técnicas, a chamada Cibercultura configura-se como práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. Neste estudo, buscamos refletir sobre as reverberações da cultura cibernética nos processos formativos de professores nos Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), subprojetos Ciências Naturais e Biologia, de uma Universidade pública brasileira. Estes espaçostempos formativos vêm se constituindo como grupos de comunidades de aprendizagens colaborativas. Articula-se neste estudo essa experiência de trabalho grupal - campo de interconexões e entrecruzamento de diferentes níveis (individual, institucional e social) - ao princípio da conexão em rede e à noção de inteligência coletiva. Associa-se também o uso de tecnologias digitais como dispositivos que favorecem a interatividade, a democratização e novos estilos de aprendizagem nos processos de formação de professores. |
publishDate |
1969 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1969-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/127/800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 46 - 60 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600090693632 |