AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens. |
id |
UFS-10_065967e98ff2b1514dbe638a600035ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6870 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTOEste artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870/5558Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRemenche, Maria de Lourdes Rossida Silveira, Ana Paula Pinheiro2017-08-04T02:03:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6870Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:03:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
title |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
spellingShingle |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
title_short |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
title_full |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
title_fullStr |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
title_full_unstemmed |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
title_sort |
AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA: O VIDEOCLIPE COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO |
author |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
author_facet |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi da Silveira, Ana Paula Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
da Silveira, Ana Paula Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi da Silveira, Ana Paula Pinheiro |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições do uso do gênero videoclipe para o desenvolvimento de práticas de multiletramento. Para tanto, explora o conceito de letramento a partir de uma breve retomada das ideias do Grupo de Nova Londres, apresenta características do gênero videoclipe como potencial para o desenvolvimento de práticas de leitura na educação básica a partir da análise do videoclipe Aos olhos de uma criança, que apresenta a trilha sonora original da animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A análise evidencia que a exploração do diálogo entre o verbo-visual e o sonoro contribui para a construção do percurso de produção de sentido e conjuga uma multiplicidade de linguagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6870/5558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876826083328 |