SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Andréia Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Jesus, Éccia Alécia Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627
Resumo: Os falantes de todas as línguas emitem, a todo momento, julgamentos sobre as variedades linguísticas; tais julgamentos podem culminar em preconceito linguístico e este pode ser disseminado em qualquer ambiente social, inclusive o escolar. Neste trabalho, objetivamos verificar como a noção de variação linguística está sendo vista/vivenciada no ambiente escolar e identificar qual a avaliação e atitude linguística de estudantes quanto ao uso de formas pronominais de referência à segunda pessoa do singular. Para tanto, aplicamos um questionário a docentes e discentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe contendo perguntas referentes ao universo da variação linguística e um teste de avaliação e atitude linguística para estudantes da rede municipal e estadual da cidade de Moita Bonita/SE. Os resultados obtidos demonstram que ainda há estigma quanto às variedades linguísticas não padrão, o que evidencia a necessidade de uma ampla discussão pela escola a esse respeito.
id UFS-10_137bf6bf409d9ac02568de2ffae50151
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9627
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAROs falantes de todas as línguas emitem, a todo momento, julgamentos sobre as variedades linguísticas; tais julgamentos podem culminar em preconceito linguístico e este pode ser disseminado em qualquer ambiente social, inclusive o escolar. Neste trabalho, objetivamos verificar como a noção de variação linguística está sendo vista/vivenciada no ambiente escolar e identificar qual a avaliação e atitude linguística de estudantes quanto ao uso de formas pronominais de referência à segunda pessoa do singular. Para tanto, aplicamos um questionário a docentes e discentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe contendo perguntas referentes ao universo da variação linguística e um teste de avaliação e atitude linguística para estudantes da rede municipal e estadual da cidade de Moita Bonita/SE. Os resultados obtidos demonstram que ainda há estigma quanto às variedades linguísticas não padrão, o que evidencia a necessidade de uma ampla discussão pela escola a esse respeito.Carlos Magno Santos2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudesInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudesInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudes1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627/7459Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Andréia Silvade Jesus, Éccia Alécia Barreto2020-10-04T00:48:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9627Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-10-04T00:48:03Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
title SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Araujo, Andréia Silva
title_short SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort SOCIOLINGUÍSTICA E ENSINO: AVALIAÇÃO E ATITUDE LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
author Araujo, Andréia Silva
author_facet Araujo, Andréia Silva
de Jesus, Éccia Alécia Barreto
author_role author
author2 de Jesus, Éccia Alécia Barreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Andréia Silva
de Jesus, Éccia Alécia Barreto
description Os falantes de todas as línguas emitem, a todo momento, julgamentos sobre as variedades linguísticas; tais julgamentos podem culminar em preconceito linguístico e este pode ser disseminado em qualquer ambiente social, inclusive o escolar. Neste trabalho, objetivamos verificar como a noção de variação linguística está sendo vista/vivenciada no ambiente escolar e identificar qual a avaliação e atitude linguística de estudantes quanto ao uso de formas pronominais de referência à segunda pessoa do singular. Para tanto, aplicamos um questionário a docentes e discentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe contendo perguntas referentes ao universo da variação linguística e um teste de avaliação e atitude linguística para estudantes da rede municipal e estadual da cidade de Moita Bonita/SE. Os resultados obtidos demonstram que ainda há estigma quanto às variedades linguísticas não padrão, o que evidencia a necessidade de uma ampla discussão pela escola a esse respeito.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/9627/7459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudes
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudes
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 29: Ano XIII - jan-jun de 2018 | Dossiê Estereótipos e atitudes
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876838666240