ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581 |
Resumo: | Neste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica. |
id |
UFS-10_15d5b3303368a41037f88e46b88ed76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2581 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICANeste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica.Carlos Magno Santos2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581/2206Ramalho, Christinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2581Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:14Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
title |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA Ramalho, Christina |
title_short |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
title_full |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
title_sort |
ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA |
author |
Ramalho, Christina |
author_facet |
Ramalho, Christina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Christina |
description |
Neste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581/2206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876321718272 |