ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Christina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581
Resumo: Neste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica.
id UFS-10_15d5b3303368a41037f88e46b88ed76d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2581
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICANeste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica.Carlos Magno Santos2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581/2206Ramalho, Christinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2581Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:14Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
title ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
spellingShingle ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
Ramalho, Christina
title_short ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
title_full ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
title_fullStr ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
title_sort ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA
author Ramalho, Christina
author_facet Ramalho, Christina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Christina
description Neste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2581/2206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876321718272