A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872 |
Resumo: | O presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem. |
id |
UFS-10_1a32d9a6a060608dabe1eb4e2c4740bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6872 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODERO presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872/5560Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício2017-08-04T02:03:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6872Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:03:58Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
title |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
spellingShingle |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER Silva, Maurício |
title_short |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
title_full |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
title_fullStr |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
title_full_unstemmed |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
title_sort |
A RETÓRICA DA DOMINAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE GRAMÁTICA E PODER |
author |
Silva, Maurício |
author_facet |
Silva, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maurício |
description |
O presente artigo procura analisar a relação entre gramática e poder, a partir de conceitos retirados das obras de Michel Foucault e Pierre Bourdieu. O artigo discute como a gramática se afirma como um modo de poder específico, a partir de estratégias diversas, podendo, por exemplo, manifestar-se pela autoridade do enunciador e sujeito do discurso, mas também na predisposição do receptor em aceitar sua legitimidade como um conjunto formal de normas e regras de linguagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6872/5560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876828180480 |