PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Adriana Cavalcanti
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874
Resumo: Neste artigo, apresentamos um recorte com resultados gerados de uma pesquisa que investigou as práticas de ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, a relação entre as modalidades de práticas mediadas por professoras e a constituição de uma cultura docente (PÉREZ GÓMEZ, 2001). O corpus foi coletado na ocasião do desenvolvimento de uma investigação qualitativa (IBIAPINA, 2008), do tipo colaborativa, em contexto de observações da prática docente. As análises apontam que a adesão às mesmas modalidades de leitura pelas professoras e suas formas de mediação constituem a cultura docente do saber-fazer-ensinar a leitura na Educação de Jovens e Adultos, enquanto marcas de identidade das professoras como grupo social e profissional. 
id UFS-10_2de7fefd7c2c3dac8be9e1fe060f4da5
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6874
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTENeste artigo, apresentamos um recorte com resultados gerados de uma pesquisa que investigou as práticas de ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, a relação entre as modalidades de práticas mediadas por professoras e a constituição de uma cultura docente (PÉREZ GÓMEZ, 2001). O corpus foi coletado na ocasião do desenvolvimento de uma investigação qualitativa (IBIAPINA, 2008), do tipo colaborativa, em contexto de observações da prática docente. As análises apontam que a adesão às mesmas modalidades de leitura pelas professoras e suas formas de mediação constituem a cultura docente do saber-fazer-ensinar a leitura na Educação de Jovens e Adultos, enquanto marcas de identidade das professoras como grupo social e profissional. Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874/5562Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Adriana Cavalcanti2017-08-04T02:04:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6874Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:04:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
title PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
spellingShingle PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
dos Santos, Adriana Cavalcanti
title_short PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
title_full PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
title_fullStr PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
title_full_unstemmed PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
title_sort PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO (ENTRE)LAÇAMENTO DE UMA CULTURA DOCENTE
author dos Santos, Adriana Cavalcanti
author_facet dos Santos, Adriana Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Adriana Cavalcanti
description Neste artigo, apresentamos um recorte com resultados gerados de uma pesquisa que investigou as práticas de ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, a relação entre as modalidades de práticas mediadas por professoras e a constituição de uma cultura docente (PÉREZ GÓMEZ, 2001). O corpus foi coletado na ocasião do desenvolvimento de uma investigação qualitativa (IBIAPINA, 2008), do tipo colaborativa, em contexto de observações da prática docente. As análises apontam que a adesão às mesmas modalidades de leitura pelas professoras e suas formas de mediação constituem a cultura docente do saber-fazer-ensinar a leitura na Educação de Jovens e Adultos, enquanto marcas de identidade das professoras como grupo social e profissional. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6874/5562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876831326208