POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleffi, Renata
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mello, Cláudio José de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852
Resumo: Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.
id UFS-10_3cc8ffc4693e3043f74caedb0cb580fd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1852
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENSCom o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852/1624Caleffi, RenataMello, Cláudio José de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1852Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
title POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
spellingShingle POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
Caleffi, Renata
title_short POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
title_full POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
title_fullStr POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
title_full_unstemmed POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
title_sort POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
author Caleffi, Renata
author_facet Caleffi, Renata
Mello, Cláudio José de Almeida
author_role author
author2 Mello, Cláudio José de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caleffi, Renata
Mello, Cláudio José de Almeida
description Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852/1624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876315426816