POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852 |
Resumo: | Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural. |
id |
UFS-10_3cc8ffc4693e3043f74caedb0cb580fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1852 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENSCom o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852/1624Caleffi, RenataMello, Cláudio José de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1852Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
title |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
spellingShingle |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS Caleffi, Renata |
title_short |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
title_full |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
title_fullStr |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
title_full_unstemmed |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
title_sort |
POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS |
author |
Caleffi, Renata |
author_facet |
Caleffi, Renata Mello, Cláudio José de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Cláudio José de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caleffi, Renata Mello, Cláudio José de Almeida |
description |
Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1852/1624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876315426816 |