ESTUDO DA REFERENCIAÇÃO EM TEXTOS ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jeane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Ariane, Cardos, Denise Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1242
Resumo: As nominalizações e pronominalizações anafóricas são fortes aliados da progressão textual. O uso das anáforas garante a textualidade. O Projeto “Relações anafóricas em textos escolares”, procura identificar as estratégias de progressão referencial nos textos produzidos ao longo do processo de escolarização. Para essa análise, foram coletados textos de alunos de escolas públicas da cidade de Aracaju, do quinto e nono anos do Ensino Fundamental, e terceiro ano do Ensino Médio. Neles, foi possível identificar uma quantidade considerável de termos com repetições desnecessárias, características próprias da língua falada.
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