PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Sarah Maria Forte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978
Resumo: Este artigo tem por objetivo propor um modelo de leitura de textos literários fundamentado na ideia de que estes apresentam potencialidades epistemológicas, compreendidas como dimensões ensináveis. Essas correspondem a conteúdos sedimentados na forma estética da obra de arte literária e que são passíveis de serem ensinados em situações pedagogicamente orientadas por um mediador de leitura. Para tanto, abordamos considerações de Schneuwly (2004) e Schneuwly & Dolz (2010)  sobre gêneros e Cosson (2014) acerca de letramento literário, além de estabelecermos categorias como macro e microdimensões de conteúdo e propormos um modelo de aula de leitura de base temática, que parte da leitura imanente para a identificação, e posterior reflexão, do caráter epistêmico do fenômeno literário. Concluímos que, ao considerarmos o texto como produtor de conhecimentos, concebemos os gêneros discursivos literários como unidades de ensino a serem exploradas em suas macro e microdimensões. PALAVRAS-CHAVES: Análise. Leitura. Modelos. Textos literários.
id UFS-10_42ffc2c0fe44d9afa5febaa4ba9f073d
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14978
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARESPRACTICE IN LITERARY TEXT READING AND INTERDISCIPLINARY DIMENSIONSEste artigo tem por objetivo propor um modelo de leitura de textos literários fundamentado na ideia de que estes apresentam potencialidades epistemológicas, compreendidas como dimensões ensináveis. Essas correspondem a conteúdos sedimentados na forma estética da obra de arte literária e que são passíveis de serem ensinados em situações pedagogicamente orientadas por um mediador de leitura. Para tanto, abordamos considerações de Schneuwly (2004) e Schneuwly & Dolz (2010)  sobre gêneros e Cosson (2014) acerca de letramento literário, além de estabelecermos categorias como macro e microdimensões de conteúdo e propormos um modelo de aula de leitura de base temática, que parte da leitura imanente para a identificação, e posterior reflexão, do caráter epistêmico do fenômeno literário. Concluímos que, ao considerarmos o texto como produtor de conhecimentos, concebemos os gêneros discursivos literários como unidades de ensino a serem exploradas em suas macro e microdimensões. PALAVRAS-CHAVES: Análise. Leitura. Modelos. Textos literários.This article aims to propose a model of literary texts reading, based on the idea that they present epistemological potentialities, understood as teachable dimensions. These dimensions correspond to contents consolidated on the esthetic of the literary work of art and that are susceptible of being taught in pedagogically oriented situations by a reading mediator. Therefore, in addition to stablishing categories as macro and micro dimensions of content and proposing a model of a reading class with thematic basis, which starts from the immanent reading to identification and posterior reflection of literary phenomenon’s epistemic nature, we approached considerations of Schneuwly (2004) and Schneuwly & Dolz (2010) on genres and Cosson (2014) about literary literacy. We conclude that, considering the text as a producer of knowledge, we design the discursive literary genres as teaching units to be explored in their macro and micro dimensions. KEYWORDS: Analysis. Reading. Models. Literary texts.Carlos Magno Santos2020-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1497810.47250/intrell.v34i1.14978Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-244Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-244Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-2441980-887910.47250/intrell.v34i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978/11278Copyright (c) 2020 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessDiogo, Sarah Maria Forte2020-12-16T02:38:29Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14978Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2020-12-16T02:38:29Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
PRACTICE IN LITERARY TEXT READING AND INTERDISCIPLINARY DIMENSIONS
title PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
spellingShingle PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
Diogo, Sarah Maria Forte
title_short PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
title_full PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
title_fullStr PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
title_sort PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
author Diogo, Sarah Maria Forte
author_facet Diogo, Sarah Maria Forte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Sarah Maria Forte
description Este artigo tem por objetivo propor um modelo de leitura de textos literários fundamentado na ideia de que estes apresentam potencialidades epistemológicas, compreendidas como dimensões ensináveis. Essas correspondem a conteúdos sedimentados na forma estética da obra de arte literária e que são passíveis de serem ensinados em situações pedagogicamente orientadas por um mediador de leitura. Para tanto, abordamos considerações de Schneuwly (2004) e Schneuwly & Dolz (2010)  sobre gêneros e Cosson (2014) acerca de letramento literário, além de estabelecermos categorias como macro e microdimensões de conteúdo e propormos um modelo de aula de leitura de base temática, que parte da leitura imanente para a identificação, e posterior reflexão, do caráter epistêmico do fenômeno literário. Concluímos que, ao considerarmos o texto como produtor de conhecimentos, concebemos os gêneros discursivos literários como unidades de ensino a serem exploradas em suas macro e microdimensões. PALAVRAS-CHAVES: Análise. Leitura. Modelos. Textos literários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978
10.47250/intrell.v34i1.14978
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v34i1.14978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978/11278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-244
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-244
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 34: Ano XV - jul-dez de 2020 | Confluências da Literatura afro-brasileira; 227-244
1980-8879
10.47250/intrell.v34i1
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052877301088256