TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Osmar Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749
Resumo: Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba.  Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.
id UFS-10_46f7c78a973383d203a3908486c2d3f9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5749
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRAEste ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba.  Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.Carlos Magno Santos2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e SociocríticaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e SociocríticaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749/4753Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Osmar Pereira2017-03-11T02:54:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5749Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:54:21Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
title TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
spellingShingle TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
Oliva, Osmar Pereira
title_short TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
title_full TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
title_fullStr TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
title_full_unstemmed TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
title_sort TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
author Oliva, Osmar Pereira
author_facet Oliva, Osmar Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Osmar Pereira
description Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba.  Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749/4753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876767363072