TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749 |
Resumo: | Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba. Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa. |
id |
UFS-10_46f7c78a973383d203a3908486c2d3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5749 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRAEste ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba. Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa.Carlos Magno Santos2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e SociocríticaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e SociocríticaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749/4753Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliva, Osmar Pereira2017-03-11T02:54:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5749Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:54:21Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
title |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
spellingShingle |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA Oliva, Osmar Pereira |
title_short |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
title_full |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
title_fullStr |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
title_full_unstemmed |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
title_sort |
TRAVESSIAS DO “BARCO NEGRO” – O SEQUESTRO DA MÃE NEGRA |
author |
Oliva, Osmar Pereira |
author_facet |
Oliva, Osmar Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliva, Osmar Pereira |
description |
Este ensaio pretende discutir a composição do batuque “Mãe Preta”, de Caco Velho (Mateus Nunes) e Piratini (António Amábile), interpretada como fado português por Amália Rodrigues, a partir de poema de David Mourão-Ferreira, no filme “Les Amants du Tâge”. Método: As discussões tiveram como base os estudos realizados por Carlos Sandroni (2001), Nei Lopes (2003), Maurício Barros de Castro e Alexandre Felipe Fiuza sobre as origens do batuque e do samba. Trata-se, portanto, de um estudo comparado entre música e poema, passando também pela questão da autoria. Resultados e conclusões do trabalho: A ditadura salazarista impediu interpretações da música brasileira com a temática da escravidão, o que levou à modificação temática do batuque, substituindo o canto de lamento da escrava pelo lamento de despedida de uma mulher que acompanha, da praia, a partida do seu amado, na composição portuguesa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/5749/4753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 25: Ano XI - mai-ago de 2016 | Dossiê Estudos Literários: Literatura e Sociocrítica 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876767363072 |