ECHOES OF MODERNISM IN ROGÉRIO SGANZERLA’S ANTHROPOPHAGIC CINEMA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18434 |
Resumo: | A partir de Rocha (2011), Vieira (2013), e Xavier (2014), o presente artigo procura investigar a influência do Modernismo de Oswald de Andrade e do Regionalismo de Gilberto Freyre na obra de Rogério Sganzerla; e como esta inseriu-se no debate sobre a emancipação da situação colonial da cultura brasileira. Quer nos manifestos, quer na narrativa fílmica O Bandido da Luz Vermelha (1968), o dialogo intersemiótico com os escritores modernistas redimensionam a problemática da constituição identitária da arte brasileira ao propor antropofagia de Tradição, Região e Modernidade enquanto alternativa viável que coloca em outro diapasão a velha relação de dependência cultural dos povos descolonizados. |
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ECHOES OF MODERNISM IN ROGÉRIO SGANZERLA’S ANTHROPOPHAGIC CINEMAECOS DO MODERNISMO NO CINEMA ANTROPOFÁGICO DE ROGÉRIO SGANZERLAIntersemiosisModernismIdentityModernismoIntersemioseIdentidadeAntropofagiaA partir de Rocha (2011), Vieira (2013), e Xavier (2014), o presente artigo procura investigar a influência do Modernismo de Oswald de Andrade e do Regionalismo de Gilberto Freyre na obra de Rogério Sganzerla; e como esta inseriu-se no debate sobre a emancipação da situação colonial da cultura brasileira. Quer nos manifestos, quer na narrativa fílmica O Bandido da Luz Vermelha (1968), o dialogo intersemiótico com os escritores modernistas redimensionam a problemática da constituição identitária da arte brasileira ao propor antropofagia de Tradição, Região e Modernidade enquanto alternativa viável que coloca em outro diapasão a velha relação de dependência cultural dos povos descolonizados.Based on Rocha (2011), Vieira (2013) and Xavier (2014), this article seeks to investigate the influence of Oswald de Andrade's Modernism and Gilberto Freyre's Regionalism on the work of Rogério Sganzerla; and how it was inserted in the debate on emancipation from the colonial situation of Brazilian culture. Whether in the manifestos or in the filmic narrative O Bandido da Luz Vermelha (1968), the intersemiotic dialogue with modernist writers reshapes the problem of the identity constitution of Brazilian art by proposing anthropophagy of Tradition, Region, and Modernity as a viable alternative that places in another tuning fork the old relationship of cultural dependence of decolonized peoples.Carlos Magno Santos2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1843410.47250/intrell.v38i1.p143-156Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 38: Ano XVII - jul-dez de 2022 | As intersecções estéticas do modernismo brasileiro; 143-156Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 38: Ano XVII - jul-dez de 2022 | As intersecções estéticas do modernismo brasileiro; 143-156Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 38: Ano XVII - jul-dez de 2022 | As intersecções estéticas do modernismo brasileiro; 143-1561980-887910.47250/intrell.v38i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18434/13293Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Caleb Benjamim Mendes França, Eduardo Melo 2023-01-20T16:09:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18434Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2023-01-20T16:09:59Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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