HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Interdisciplinar |
Download full: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831 |
Summary: | Este artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura. |
id |
UFS-10_51437035c3fcf779eb5fa3ca46f990c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3831 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURAEste artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831/3233Menezes, Maria Aparecida Alvesde Menezes, Marylin Vieirade Azevedo, Isabel Cristina Michelaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3831Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
title |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
spellingShingle |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA Menezes, Maria Aparecida Alves |
title_short |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
title_full |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
title_fullStr |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
title_sort |
HIPERCONTO MULTIMODAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LEITURA |
author |
Menezes, Maria Aparecida Alves |
author_facet |
Menezes, Maria Aparecida Alves de Menezes, Marylin Vieira de Azevedo, Isabel Cristina Michelan |
author_role |
author |
author2 |
de Menezes, Marylin Vieira de Azevedo, Isabel Cristina Michelan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Maria Aparecida Alves de Menezes, Marylin Vieira de Azevedo, Isabel Cristina Michelan |
description |
Este artigo indica o objeto de aprendizagem (OA) hiperconto multimodalcomo ferramenta pedagógica em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.Os objetivos propostos são: 1) promover o conhecimento de gêneros multimodais edas tecnologias digitais; 2) favorecer a formação do leitor participativo no ambientevirtual. Para tanto, fundamentamo-nos em Marcuschi (2002), Dionísio (2005) e Rojo(2012). Ao elaborar um OA a partir do conto “Apelo”, de Dalton Trevisan, utilizando oprograma Adobe Flash Player, criamos uma estratégia diferenciada para o ensino daleitura. Como resultado, observamos que o multiletramento possibilita aos estudanteso contato com novas linguagens e formas de ler o mundo, além de despertar ointeresse pela literatura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3831/3233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876382535680 |