O DIZER DO OUTRO SOB EFEITOS DE GESTOS DE INTERPRETAÇÃO
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1006 |
Resumo: | Sob crivo teórico da Linguística da Enunciação, este artigo se propõe a analisar gestos de interpretação que um aluno vestibulando efetivou na redação que produziu em contexto de vestibular. Para isso, partimos da hipótese de que os enunciados reformulados por tal aluno, tendo em vista a leitura e a interpretação que a priori realizou com o texto motivador (TM) presente na prova de redação de vestibular, podem nos apresentar efeitos de sentido que sejam, ao mesmo tempo, da ordem do Um (a paráfrase) e da ordem do Não-Um (a polissemia) de possíveis sentidos do TM. Quanto a isso, damos relevo ao fato de que é preciso suspeitar da evidência imaginária de sentidos “pré-existindo” em formas linguísticas de textos. |
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O DIZER DO OUTRO SOB EFEITOS DE GESTOS DE INTERPRETAÇÃOSob crivo teórico da Linguística da Enunciação, este artigo se propõe a analisar gestos de interpretação que um aluno vestibulando efetivou na redação que produziu em contexto de vestibular. Para isso, partimos da hipótese de que os enunciados reformulados por tal aluno, tendo em vista a leitura e a interpretação que a priori realizou com o texto motivador (TM) presente na prova de redação de vestibular, podem nos apresentar efeitos de sentido que sejam, ao mesmo tempo, da ordem do Um (a paráfrase) e da ordem do Não-Um (a polissemia) de possíveis sentidos do TM. Quanto a isso, damos relevo ao fato de que é preciso suspeitar da evidência imaginária de sentidos “pré-existindo” em formas linguísticas de textos.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1006Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1006/867Santos, Hélder Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-02T14:44:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1006Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-02T14:44:12Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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