O DIZER DO OUTRO SOB EFEITOS DE GESTOS DE INTERPRETAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hélder Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1006
Resumo: Sob crivo teórico da Linguística da Enunciação, este artigo se propõe a analisar gestos de interpretação que um aluno vestibulando efetivou na redação que produziu em contexto de vestibular. Para isso, partimos da hipótese de que os enunciados reformulados por tal aluno, tendo em vista a leitura e a interpretação que a priori realizou com o texto motivador (TM) presente na prova de redação de vestibular, podem nos apresentar efeitos de sentido que sejam, ao mesmo tempo, da ordem do Um (a paráfrase) e da ordem do Não-Um (a polissemia) de possíveis sentidos do TM. Quanto a isso, damos relevo ao fato de que é preciso suspeitar da evidência imaginária de sentidos “pré-existindo” em formas linguísticas de textos.
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