DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Marlene de Almeida Augusto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801
Resumo: Este estudo discute os encaminhamentos adotados pela supervisora-pesquisadora durante uma reunião pedagógica visando o desenvolvimento da reflexividade dos professores (em formação) de um curso de inglês para a comunidade. A análise é feita com base em pesquisas sobre letramento crítico que afirmam que a reflexividade consiste na identificação dos nossos próprios pressupostos e na análise das consequências em adotá-los. É uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, cujos instrumentos de levantamento de dados são gravações em áudio e notas de campo feitas durante uma reunião. A partir da análise constatou-se que as perguntas feitas pela supervisora-pesquisadora contribuíram para que os professores (em formação) refletissem criticamente sobre novos caminhos nas suas práticas pedagógicas.
id UFS-10_914a5b4811cd6d400421fe9308124ea1
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1801
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA Este estudo discute os encaminhamentos adotados pela supervisora-pesquisadora durante uma reunião pedagógica visando o desenvolvimento da reflexividade dos professores (em formação) de um curso de inglês para a comunidade. A análise é feita com base em pesquisas sobre letramento crítico que afirmam que a reflexividade consiste na identificação dos nossos próprios pressupostos e na análise das consequências em adotá-los. É uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, cujos instrumentos de levantamento de dados são gravações em áudio e notas de campo feitas durante uma reunião. A partir da análise constatou-se que as perguntas feitas pela supervisora-pesquisadora contribuíram para que os professores (em formação) refletissem criticamente sobre novos caminhos nas suas práticas pedagógicas. Carlos Magno Santos2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e EducaçãoInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801/1587de Souza, Marlene de Almeida Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1801Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:48Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
title DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
de Souza, Marlene de Almeida Augusto
title_short DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
title_full DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
title_sort DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE DE PROFESSORES (EM FORMAÇÃO) EM UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA
author de Souza, Marlene de Almeida Augusto
author_facet de Souza, Marlene de Almeida Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Marlene de Almeida Augusto
description Este estudo discute os encaminhamentos adotados pela supervisora-pesquisadora durante uma reunião pedagógica visando o desenvolvimento da reflexividade dos professores (em formação) de um curso de inglês para a comunidade. A análise é feita com base em pesquisas sobre letramento crítico que afirmam que a reflexividade consiste na identificação dos nossos próprios pressupostos e na análise das consequências em adotá-los. É uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo, cujos instrumentos de levantamento de dados são gravações em áudio e notas de campo feitas durante uma reunião. A partir da análise constatou-se que as perguntas feitas pela supervisora-pesquisadora contribuíram para que os professores (em formação) refletissem criticamente sobre novos caminhos nas suas práticas pedagógicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1801/1587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 19: nº 01 - Ano VIII - jul-dez de 2013 | Volume temático: Transculturalidade, Linguagem e Educação
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876308086784