OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de França, José Marcos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007
Resumo: Neste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998)
id UFS-10_b950d615df5309ced53a22ee2e8e8bc4
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1007
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOSNeste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998)Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007/868de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-02T14:46:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1007Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-02T14:46:02Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
title OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
spellingShingle OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
de França, José Marcos
title_short OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
title_full OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
title_fullStr OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
title_full_unstemmed OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
title_sort OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
author de França, José Marcos
author_facet de França, José Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de França, José Marcos
description Neste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007/868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875091738624