OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007 |
Resumo: | Neste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998) |
id |
UFS-10_b950d615df5309ced53a22ee2e8e8bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1007 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOSNeste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998)Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007/868de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-02T14:46:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1007Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-02T14:46:02Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
title |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
spellingShingle |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS de França, José Marcos |
title_short |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
title_full |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
title_fullStr |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
title_full_unstemmed |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
title_sort |
OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS |
author |
de França, José Marcos |
author_facet |
de França, José Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de França, José Marcos |
description |
Neste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e comorecurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitoslinguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007/868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 16: Ano VII - jul-dez de 2012 | DOSSIÊ: Leitura Nas Aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875091738624 |