LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Claudia de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Para tanto, partindo de um referencial teórico sobre leitura, literatura e letramento literário, analisará algumas atividades de leitura literária desenvolvidas em duas turmas de um curso de nível médio do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) de uma instituição federal de educação da Baixada Fluminense (RJ). Será destacado que, na educação de jovens e adultos, é essencial considerar as especificidades dos alunos, seus interesses e conhecimentos.
id UFS-10_bc554c8e4e9c20e143ab0f1c7503e85e
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2585
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSEste artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Para tanto, partindo de um referencial teórico sobre leitura, literatura e letramento literário, analisará algumas atividades de leitura literária desenvolvidas em duas turmas de um curso de nível médio do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) de uma instituição federal de educação da Baixada Fluminense (RJ). Será destacado que, na educação de jovens e adultos, é essencial considerar as especificidades dos alunos, seus interesses e conhecimentos.Carlos Magno Santos2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585/2210Teixeira, Claudia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2585Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:14Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Teixeira, Claudia de Souza
title_short LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Teixeira, Claudia de Souza
author_facet Teixeira, Claudia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Claudia de Souza
description Este artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Para tanto, partindo de um referencial teórico sobre leitura, literatura e letramento literário, analisará algumas atividades de leitura literária desenvolvidas em duas turmas de um curso de nível médio do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) de uma instituição federal de educação da Baixada Fluminense (RJ). Será destacado que, na educação de jovens e adultos, é essencial considerar as especificidades dos alunos, seus interesses e conhecimentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2585/2210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876325912576