O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello, Janaina Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212
Resumo: O ensino da língua portuguesa para além da gramática normativa encontra significado para o educando quando participa de seu cotidiano, quando resgata os modos de falar e escrever da informalidade articulando-os de forma dinâmica e respeitosa as concepções da língua padrão. O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, ao instituir um espaço para salvaguarda e difusão do idioma cumpre seu papel junto aos princípios da museologia social quando o visitante é um agente que interage e participa ativamente da exposição exercitando seus conhecimentos em um laboratório da aprendizagem.
id UFS-10_e55e90f4b63ef1604f11a786f5f35002
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1212
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino da língua portuguesa para além da gramática normativa encontra significado para o educando quando participa de seu cotidiano, quando resgata os modos de falar e escrever da informalidade articulando-os de forma dinâmica e respeitosa as concepções da língua padrão. O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, ao instituir um espaço para salvaguarda e difusão do idioma cumpre seu papel junto aos princípios da museologia social quando o visitante é um agente que interage e participa ativamente da exposição exercitando seus conhecimentos em um laboratório da aprendizagem.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212/1050de Mello, Janaina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1212Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
de Mello, Janaina Cardoso
title_short O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author de Mello, Janaina Cardoso
author_facet de Mello, Janaina Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mello, Janaina Cardoso
description O ensino da língua portuguesa para além da gramática normativa encontra significado para o educando quando participa de seu cotidiano, quando resgata os modos de falar e escrever da informalidade articulando-os de forma dinâmica e respeitosa as concepções da língua padrão. O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, ao instituir um espaço para salvaguarda e difusão do idioma cumpre seu papel junto aos princípios da museologia social quando o visitante é um agente que interage e participa ativamente da exposição exercitando seus conhecimentos em um laboratório da aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1212/1050
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875538432000