NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16772 |
Resumo: | Este trabalho discute algumas estratégias de autoexibição presentes nas narrativas do agora com base nos estudos contemporâneos sobre autoficção e terá como objetos os romances O filho eterno, de Cristovão Tezza (2008), e Divórcio, de Ricardo Lísias (2013). Ambos acentuam a ideia de que vivemos uma exacerbação de vários Eus (TÜRCKE, 2010; ARFUCH, 2010; KLINGER, 2012), ou de várias personas. Isso está cada vez mais intrínseco às práticas literárias e cotidianas de nossas relações interpessoais, dentro e fora do mundo virtual. A presença do escritor na mídia, acessível e cada vez mais em contato com seu leitor, fomenta o jogo entre real e ficcional presente nas escritas sobre si. |
id |
UFS-10_e5e6996472519965cb4a6905414c4414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16772 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELFNARRATIVAS DO AGORA E O ESPETÁCULO DO EUSpectacularizationAuto-fictionContemporary literatureEspetacularizaçãoAutoficçãoLiteratura contemporânea brasileiraEste trabalho discute algumas estratégias de autoexibição presentes nas narrativas do agora com base nos estudos contemporâneos sobre autoficção e terá como objetos os romances O filho eterno, de Cristovão Tezza (2008), e Divórcio, de Ricardo Lísias (2013). Ambos acentuam a ideia de que vivemos uma exacerbação de vários Eus (TÜRCKE, 2010; ARFUCH, 2010; KLINGER, 2012), ou de várias personas. Isso está cada vez mais intrínseco às práticas literárias e cotidianas de nossas relações interpessoais, dentro e fora do mundo virtual. A presença do escritor na mídia, acessível e cada vez mais em contato com seu leitor, fomenta o jogo entre real e ficcional presente nas escritas sobre si.The aim of this paper is to discuss some of auto exhibition strategies present in the now literature based on auto-fiction contemporary studies, more specifically about the novels O filho eterno, by Cristovão Tezza (2008), and Divórcio, by Ricardo Lísias (2013). Both novels emphasize the idea that we live in an exacerbation of multiple selves, or multiple personas. This is increasingly intrinsic to literary practices and daily practices of our interpersonal relationships, inside and outside the virtual world. The writer’s presence in the media, accessible and more involved with your reader seems to foster further the game between real and fictional present in self-writing.Carlos Magno Santos2021-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1677210.47250/intrell.v36i1.p109-124Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-124Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-124Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-1241980-887910.47250/intrell.v36i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16772/12335Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSanta, Everton Vinicius de 2021-11-21T15:53:05Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16772Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2021-11-21T15:53:05Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF NARRATIVAS DO AGORA E O ESPETÁCULO DO EU |
title |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
spellingShingle |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF Santa, Everton Vinicius de Spectacularization Auto-fiction Contemporary literature Espetacularização Autoficção Literatura contemporânea brasileira |
title_short |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
title_full |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
title_fullStr |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
title_full_unstemmed |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
title_sort |
NARRATIVES OF NOW AND THE SPECTACLE OF THE SELF |
author |
Santa, Everton Vinicius de |
author_facet |
Santa, Everton Vinicius de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santa, Everton Vinicius de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Spectacularization Auto-fiction Contemporary literature Espetacularização Autoficção Literatura contemporânea brasileira |
topic |
Spectacularization Auto-fiction Contemporary literature Espetacularização Autoficção Literatura contemporânea brasileira |
description |
Este trabalho discute algumas estratégias de autoexibição presentes nas narrativas do agora com base nos estudos contemporâneos sobre autoficção e terá como objetos os romances O filho eterno, de Cristovão Tezza (2008), e Divórcio, de Ricardo Lísias (2013). Ambos acentuam a ideia de que vivemos uma exacerbação de vários Eus (TÜRCKE, 2010; ARFUCH, 2010; KLINGER, 2012), ou de várias personas. Isso está cada vez mais intrínseco às práticas literárias e cotidianas de nossas relações interpessoais, dentro e fora do mundo virtual. A presença do escritor na mídia, acessível e cada vez mais em contato com seu leitor, fomenta o jogo entre real e ficcional presente nas escritas sobre si. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16772 10.47250/intrell.v36i1.p109-124 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16772 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v36i1.p109-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/16772/12335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-124 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-124 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 36: Ano XVI - jul-dez de 2021 | Literatura de autoria feminina entre revisões e enfrentamentos; 109-124 1980-8879 10.47250/intrell.v36i1 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877340934144 |