O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros. |
id |
UFS-10_ffa59e327b8e0001a2b10e6cc7f04f81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2854 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIOO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.Carlos Magno Santos2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854/2544Susmickat, Ivonete de SouzaAguiar, Tiago PereiraKanthack, Gessilene Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2854Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
title |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
spellingShingle |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Susmickat, Ivonete de Souza |
title_short |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
title_full |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
title_fullStr |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
title_sort |
O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO |
author |
Susmickat, Ivonete de Souza |
author_facet |
Susmickat, Ivonete de Souza Aguiar, Tiago Pereira Kanthack, Gessilene Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Tiago Pereira Kanthack, Gessilene Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Susmickat, Ivonete de Souza Aguiar, Tiago Pereira Kanthack, Gessilene Silveira |
description |
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876336398337 |