O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susmickat, Ivonete de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Aguiar, Tiago Pereira, Kanthack, Gessilene Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.
id UFS-10_ffa59e327b8e0001a2b10e6cc7f04f81
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2854
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIOO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.Carlos Magno Santos2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854/2544Susmickat, Ivonete de SouzaAguiar, Tiago PereiraKanthack, Gessilene Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2854Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:27Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
title O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
spellingShingle O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Susmickat, Ivonete de Souza
title_short O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
title_full O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
title_fullStr O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
title_full_unstemmed O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
title_sort O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
author Susmickat, Ivonete de Souza
author_facet Susmickat, Ivonete de Souza
Aguiar, Tiago Pereira
Kanthack, Gessilene Silveira
author_role author
author2 Aguiar, Tiago Pereira
Kanthack, Gessilene Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Susmickat, Ivonete de Souza
Aguiar, Tiago Pereira
Kanthack, Gessilene Silveira
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2854/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 20: Ano IX - jan-jun de 2014 | Edição temática: Os desafios do PROFLETRAS para melhorar o ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876336398337