Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaís da Salete Gomes da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Samuel Penteado Urban, Ana Lidia Penteado Urban
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014
Resumo: As a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education.
id UFS-11_03134b35b4199494db5e99243c7f6e8a
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18014
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantilEducação AmbientalEnsino de CiênciasLiteratura infantilAs a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education.Como fruto de reflexões resultantes do projeto de ensino “Literatura Infantil e Educação Ambiental: pensando os ensinos de geografia e ciências” e do “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, ambos institucionalizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o presente texto - buscando reafirmar a importância de se inserir a criança, desde cedo, no debate científico -, tem como foco analisar as obras “O boitatá e os boitatinhas” e “Rã de três olhos”, visando refletir sobre as possibilidades de uso dessas obras junto ao Ensino de Ciências, em especial junto à Educação Ambiental.Como resultado de las reflexiones resultantes del proyecto didáctico "Literatura Infantil y Educación Ambiental: pensando la enseñanza de la geografía y las ciencias" y del "Grupo de Estudios en Educación Ambiental del Sur - GEASur/UERN", ambos institucionalizados en la Universidad Estatal de Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), el presente texto - buscando reafirmar la importancia de insertar al niño, desde temprana edad, en el debate científico - se centra en analizar las obras "O boitatá e os boitatinhas" y "Rã de Três Olhos", con el objetivo de reflexionar sobre las posibilidades de utilización de estas obras en la Enseñanza de las Ciencias, especialmente en la Educación Ambiental.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1801410.47401/revisea.v9i2.18014Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014/13200Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessThaís da Salete Gomes da SilvaSamuel Penteado UrbanAna Lidia Penteado Urban2022-12-07T22:52:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18014Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:52:02Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
title Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
spellingShingle Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
Thaís da Salete Gomes da Silva
Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Literatura infantil
title_short Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
title_full Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
title_fullStr Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
title_sort Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
author Thaís da Salete Gomes da Silva
author_facet Thaís da Salete Gomes da Silva
Samuel Penteado Urban
Ana Lidia Penteado Urban
author_role author
author2 Samuel Penteado Urban
Ana Lidia Penteado Urban
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaís da Salete Gomes da Silva
Samuel Penteado Urban
Ana Lidia Penteado Urban
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Literatura infantil
topic Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Literatura infantil
description As a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014
10.47401/revisea.v9i2.18014
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i2.18014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014/13200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
2359-4993
10.47401/revisea.v9i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213801254912