Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014 |
Resumo: | As a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education. |
id |
UFS-11_03134b35b4199494db5e99243c7f6e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18014 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantilEducação AmbientalEnsino de CiênciasLiteratura infantilAs a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education.Como fruto de reflexões resultantes do projeto de ensino “Literatura Infantil e Educação Ambiental: pensando os ensinos de geografia e ciências” e do “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, ambos institucionalizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o presente texto - buscando reafirmar a importância de se inserir a criança, desde cedo, no debate científico -, tem como foco analisar as obras “O boitatá e os boitatinhas” e “Rã de três olhos”, visando refletir sobre as possibilidades de uso dessas obras junto ao Ensino de Ciências, em especial junto à Educação Ambiental.Como resultado de las reflexiones resultantes del proyecto didáctico "Literatura Infantil y Educación Ambiental: pensando la enseñanza de la geografía y las ciencias" y del "Grupo de Estudios en Educación Ambiental del Sur - GEASur/UERN", ambos institucionalizados en la Universidad Estatal de Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), el presente texto - buscando reafirmar la importancia de insertar al niño, desde temprana edad, en el debate científico - se centra en analizar las obras "O boitatá e os boitatinhas" y "Rã de Três Olhos", con el objetivo de reflexionar sobre las posibilidades de utilización de estas obras en la Enseñanza de las Ciencias, especialmente en la Educación Ambiental.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1801410.47401/revisea.v9i2.18014Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014/13200Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessThaís da Salete Gomes da SilvaSamuel Penteado UrbanAna Lidia Penteado Urban2022-12-07T22:52:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18014Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:52:02Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
title |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
spellingShingle |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil Thaís da Salete Gomes da Silva Educação Ambiental Ensino de Ciências Literatura infantil |
title_short |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
title_full |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
title_fullStr |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
title_sort |
Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil |
author |
Thaís da Salete Gomes da Silva |
author_facet |
Thaís da Salete Gomes da Silva Samuel Penteado Urban Ana Lidia Penteado Urban |
author_role |
author |
author2 |
Samuel Penteado Urban Ana Lidia Penteado Urban |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thaís da Salete Gomes da Silva Samuel Penteado Urban Ana Lidia Penteado Urban |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Ensino de Ciências Literatura infantil |
topic |
Educação Ambiental Ensino de Ciências Literatura infantil |
description |
As a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014 10.47401/revisea.v9i2.18014 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i2.18014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18014/13200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 2359-4993 10.47401/revisea.v9i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213801254912 |