A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo Francklin Pitanga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17621
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a síntese de uma série de investigações desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2016, e que resultaram em Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Na ocasião, a pesquisa teve como fio condutor a seguinte inquietação: Como as questões ambientais estão sendo inseridas no curso de formação de professores de Química na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Posto isso, a investigação fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Abordagem Qualitativa, mediante a análise de documentos e de registros em áudios obtidos juntos aos docentes do quadro efetivo do Departamento de Química da UFS. A análise do material permitiu elaborar 5 categorias analíticas: Ambientalização Curricular; Problemas Ambientais; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental e Química Verde, cujos principais resultados serão sinteticamente apresentados a seguir.
id UFS-11_113ab2bb44195166aaa23cfbc62062d3
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17621
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma sínteseEducação AmbientalLicenciatura em QuímicaQuestões AmbientaisQuímica VerdeUniversidade Federal de SergipeO presente trabalho tem por objetivo apresentar a síntese de uma série de investigações desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2016, e que resultaram em Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Na ocasião, a pesquisa teve como fio condutor a seguinte inquietação: Como as questões ambientais estão sendo inseridas no curso de formação de professores de Química na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Posto isso, a investigação fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Abordagem Qualitativa, mediante a análise de documentos e de registros em áudios obtidos juntos aos docentes do quadro efetivo do Departamento de Química da UFS. A análise do material permitiu elaborar 5 categorias analíticas: Ambientalização Curricular; Problemas Ambientais; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental e Química Verde, cujos principais resultados serão sinteticamente apresentados a seguir.Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1762110.47401/revisea.v8i2.17621Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-112359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17621/12841Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngelo Francklin Pitanga2022-06-27T23:56:55Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17621Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:56:55Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
title A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
spellingShingle A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
Angelo Francklin Pitanga
Educação Ambiental
Licenciatura em Química
Questões Ambientais
Química Verde
Universidade Federal de Sergipe
title_short A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
title_full A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
title_fullStr A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
title_full_unstemmed A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
title_sort A Inserção das questões ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe: uma síntese
author Angelo Francklin Pitanga
author_facet Angelo Francklin Pitanga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo Francklin Pitanga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Licenciatura em Química
Questões Ambientais
Química Verde
Universidade Federal de Sergipe
topic Educação Ambiental
Licenciatura em Química
Questões Ambientais
Química Verde
Universidade Federal de Sergipe
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar a síntese de uma série de investigações desenvolvidas entre os anos de 2012 e 2016, e que resultaram em Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Na ocasião, a pesquisa teve como fio condutor a seguinte inquietação: Como as questões ambientais estão sendo inseridas no curso de formação de professores de Química na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Posto isso, a investigação fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Abordagem Qualitativa, mediante a análise de documentos e de registros em áudios obtidos juntos aos docentes do quadro efetivo do Departamento de Química da UFS. A análise do material permitiu elaborar 5 categorias analíticas: Ambientalização Curricular; Problemas Ambientais; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental e Química Verde, cujos principais resultados serão sinteticamente apresentados a seguir.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17621
10.47401/revisea.v8i2.17621
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17621
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i2.17621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17621/12841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
2359-4993
10.47401/revisea.v8i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213782380544