Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapajós Santos Moreira, Luna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bernardo Loureiro, Carlos Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650
Resumo: Taking as reference the Critical Discourse Analysis and the Gramscian concept of state, we analyse the document Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo (learning guidelines of susteinable development goals in the curriculum of the City of São Paulo) published by the Municipal Secretaria of São Paulo. It is observed that this document gets close to the hegemonic conception of sustainable development as it privileges an instrumental dimension of education based on the creation of skills and competence aimed at producing a so-called sustainable behavior pattern. Furthermore, the document introduces a discourse guided by individual solutions with regard to the environmental crisis, dissociating the social relations of production from the individual sphere, to which the responsibilities for the changes identified as necessary are transferred. Despite presenting relevant issues to be debated in schools, in this article we argue about the contradictions that permeate the approach of education for sustainable development in relation to such themes.
id UFS-11_1e3d7c4269ff97f67f33cb9470f04e62
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19650
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Taking as reference the Critical Discourse Analysis and the Gramscian concept of state, we analyse the document Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo (learning guidelines of susteinable development goals in the curriculum of the City of São Paulo) published by the Municipal Secretaria of São Paulo. It is observed that this document gets close to the hegemonic conception of sustainable development as it privileges an instrumental dimension of education based on the creation of skills and competence aimed at producing a so-called sustainable behavior pattern. Furthermore, the document introduces a discourse guided by individual solutions with regard to the environmental crisis, dissociating the social relations of production from the individual sphere, to which the responsibilities for the changes identified as necessary are transferred. Despite presenting relevant issues to be debated in schools, in this article we argue about the contradictions that permeate the approach of education for sustainable development in relation to such themes.El trabajo se basa en el Análisis Crítico del Discurso, considerando el concepto de Estado en Gramsci para analizar el documento Líneas de Aprendizaje para los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) en el Currículo de la Ciudad de São Paulo publicado por la Secretaría Municipal de São Paulo. Se observa que este documento se acerca a una concepción hegemónica del desarrollo sostenible en la medida en que favorece una dimensión instrumental de la educación basada en la creación de habilidades y competencias encaminadas a promover un patrón de comportamiento llamado sostenible. Además, el documento introduce un discurso guiado por soluciones individuales frente a la crisis ambiental, disociando las relaciones sociales de producción del ámbito individual, al que se transfieren las responsabilidades de los cambios identificados como necesarios. A pesar de presentar temas relevantes para ser debatidos por las redes educativas, en este artículo discutimos sobre las contradicciones que permean el enfoque de la educación para el desarrollo sostenible en relación con tales temas.O trabalho referencia-se na Análise Crítica do Discurso, considerando de modo complementar, o conceito de Estado em Gramsci para analisar o documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo publicado pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2020. Observa-se que tal documento aproxima-se de uma concepção hegemônica de desenvolvimento sustentável na medida em que privilegia uma dimensão instrumental de educação pautada na criação de habilidades e competências voltadas para a promoção de um padrão de comportamento dito sustentável. Ademais, o documento introduz um discurso pautado por soluções individuais no que diz respeito à crise ambiental, dissociando as relações sociais de produção da esfera individual, para onde são transferidas as responsabilidades pelas mudanças apontadas como necessárias.  Apesar de apresentar questões relevantes a serem debatidas pelas redes de ensino, argumentamos no presente artigo sobre as contradições que permeiam a abordagem da educação para o desenvolvimento sustentável em relação a tais temáticas.Universidade Federal de Sergipe2023-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1965010.47401/revisea.v10.19650Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-152359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650/14740https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650/14741Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTapajós Santos Moreira, LunaBernardo Loureiro, Carlos Frederico2024-03-08T15:23:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19650Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-08T15:23:42Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
title Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
spellingShingle Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
Tapajós Santos Moreira, Luna
Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
title_short Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
title_full Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
title_fullStr Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
title_sort Análise crítica do discurso do documento Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo
author Tapajós Santos Moreira, Luna
author_facet Tapajós Santos Moreira, Luna
Bernardo Loureiro, Carlos Frederico
author_role author
author2 Bernardo Loureiro, Carlos Frederico
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tapajós Santos Moreira, Luna
Bernardo Loureiro, Carlos Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
topic Análise Crítica do Discurso; Estado; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
description Taking as reference the Critical Discourse Analysis and the Gramscian concept of state, we analyse the document Diretrizes de Aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo da Cidade de São Paulo (learning guidelines of susteinable development goals in the curriculum of the City of São Paulo) published by the Municipal Secretaria of São Paulo. It is observed that this document gets close to the hegemonic conception of sustainable development as it privileges an instrumental dimension of education based on the creation of skills and competence aimed at producing a so-called sustainable behavior pattern. Furthermore, the document introduces a discourse guided by individual solutions with regard to the environmental crisis, dissociating the social relations of production from the individual sphere, to which the responsibilities for the changes identified as necessary are transferred. Despite presenting relevant issues to be debated in schools, in this article we argue about the contradictions that permeate the approach of education for sustainable development in relation to such themes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650
10.47401/revisea.v10.19650
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v10.19650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650/14740
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19650/14741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-15
2359-4993
10.47401/revisea.v10i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213846343680