O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Santos Nascimento, Larissa
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Amorim Accorsi, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/20054
Resumo: O presente artigo buscou analisar a linha de bonecas Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental, problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e perguntamos: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? A pesquisa é qualitativa, de análise exploratória e utiliza como método os Modos de Endereçamento de Elizabeth Ellsworth (2001). Vimos que há um dito na boneca que demonstra beleza e consciência ecológica e há, sobretudo, um não dito que indica foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. Dessa forma, entendemos que essa linha de bonecas pratica uma educação ambiental frágil, que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças, servindo de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.
id UFS-11_28378d56cdef41bc75f181da89eb22a4
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/20054
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean The future (of pink) is green? Childhood, consumption, and environmental education from Barbie Loves The Ocean El futuro (del rosa) es verde? Infancia, consumo y educación ambiental desde Barbie Loves The OceanConsumoDispositivosEducação AmbientalSelo verdeBarbieConsumptionDevicesEnvironmental educationGreen labelBarbieConsumoDispositivosEducación ambientalEtiqueta verdeBarbieO presente artigo buscou analisar a linha de bonecas Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental, problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e perguntamos: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? A pesquisa é qualitativa, de análise exploratória e utiliza como método os Modos de Endereçamento de Elizabeth Ellsworth (2001). Vimos que há um dito na boneca que demonstra beleza e consciência ecológica e há, sobretudo, um não dito que indica foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. Dessa forma, entendemos que essa linha de bonecas pratica uma educação ambiental frágil, que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças, servindo de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.Este artículo busca analizar la línea de muñecas Barbie Loves The Ocean desde una perspectiva ambiental, problematizando el lema “El futuro del rosa es verde”. Consideramos dicho juguete como un dispositivo de consumo y nos preguntamos: ¿quién cree Barbie Loves The Ocean que eres o quiere que seas? La investigación es cualitativa, de análisis exploratorio y utiliza como método los Modos de Dirección de Elizabeth Ellsworth (2001). Observamos que hay una afirmación en la muñeca que demuestra belleza y conciencia ecológica, y, sobre todo, hay algo no dicho que indica un enfoque comercial tanto en niños como en adultos y modos específicos de existencia. De esta manera, entendemos que esta línea de muñecas practica una educación ambiental frágil, que puede funcionar como un dispositivo para adultos y niños, sirviendo como una referencia equivocada de sostenibilidad para aquellos menos informados que no se involucran en procesos reflexivos sobre el tema.O presente artigo buscou analisar a linha de bonecas Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental, problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e perguntamos: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? A pesquisa é qualitativa, de análise exploratória e utiliza como método os Modos de Endereçamento de Elizabeth Ellsworth (2001). Vimos que há um dito na boneca que demonstra beleza e consciência ecológica e há, sobretudo, um não dito que indica foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. Dessa forma, entendemos que essa linha de bonecas pratica uma educação ambiental frágil, que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças, servindo de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.Universidade Federal de Sergipe2024-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/2005410.47401/revisea.v11.20054Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-352359-499310.47401/revisea.v11ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/20054/15518Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Santos Nascimento, LarissaAmorim Accorsi, Fernanda2024-03-11T18:00:37Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/20054Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-11T18:00:37Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
The future (of pink) is green? Childhood, consumption, and environmental education from Barbie Loves The Ocean
El futuro (del rosa) es verde? Infancia, consumo y educación ambiental desde Barbie Loves The Ocean
title O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
spellingShingle O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
Andrade Santos Nascimento, Larissa
Consumo
Dispositivos
Educação Ambiental
Selo verde
Barbie
Consumption
Devices
Environmental education
Green label
Barbie
Consumo
Dispositivos
Educación ambiental
Etiqueta verde
Barbie
title_short O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
title_full O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
title_fullStr O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
title_full_unstemmed O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
title_sort O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean
author Andrade Santos Nascimento, Larissa
author_facet Andrade Santos Nascimento, Larissa
Amorim Accorsi, Fernanda
author_role author
author2 Amorim Accorsi, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Santos Nascimento, Larissa
Amorim Accorsi, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Dispositivos
Educação Ambiental
Selo verde
Barbie
Consumption
Devices
Environmental education
Green label
Barbie
Consumo
Dispositivos
Educación ambiental
Etiqueta verde
Barbie
topic Consumo
Dispositivos
Educação Ambiental
Selo verde
Barbie
Consumption
Devices
Environmental education
Green label
Barbie
Consumo
Dispositivos
Educación ambiental
Etiqueta verde
Barbie
description O presente artigo buscou analisar a linha de bonecas Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental, problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e perguntamos: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? A pesquisa é qualitativa, de análise exploratória e utiliza como método os Modos de Endereçamento de Elizabeth Ellsworth (2001). Vimos que há um dito na boneca que demonstra beleza e consciência ecológica e há, sobretudo, um não dito que indica foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. Dessa forma, entendemos que essa linha de bonecas pratica uma educação ambiental frágil, que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças, servindo de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/20054
10.47401/revisea.v11.20054
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/20054
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v11.20054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/20054/15518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-35
2359-4993
10.47401/revisea.v11i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213916598272