Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108 |
Resumo: | O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências que possui como área de concentração, a Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas, quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa de análise, o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados no banco de dissertações e teses do programa. Os resultados revelam um considerável número de trabalhos que utilizam Freire como aporte para a formação de professores, abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático. Os principais conceitos de Freire abordados são: conscientização, Círculo de Cultura, Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento. |
id |
UFS-11_2a5eb13bbe9f08123c985d5ec0f56a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18108 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMSPesquisaEnsinoEducação ProblematizadoraO texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências que possui como área de concentração, a Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas, quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa de análise, o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados no banco de dissertações e teses do programa. Os resultados revelam um considerável número de trabalhos que utilizam Freire como aporte para a formação de professores, abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático. Os principais conceitos de Freire abordados são: conscientização, Círculo de Cultura, Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810810.47401/revisea.v9i1.18108Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-152359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108/13057Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngela Maria ZanonSuzete Rozana de Castro WiziackIcléia Albuquerque de Vargas2022-09-29T14:46:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18108Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:46:03Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
title |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
spellingShingle |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS Angela Maria Zanon Pesquisa Ensino Educação Problematizadora |
title_short |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
title_full |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
title_fullStr |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
title_full_unstemmed |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
title_sort |
Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS |
author |
Angela Maria Zanon |
author_facet |
Angela Maria Zanon Suzete Rozana de Castro Wiziack Icléia Albuquerque de Vargas |
author_role |
author |
author2 |
Suzete Rozana de Castro Wiziack Icléia Albuquerque de Vargas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angela Maria Zanon Suzete Rozana de Castro Wiziack Icléia Albuquerque de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Ensino Educação Problematizadora |
topic |
Pesquisa Ensino Educação Problematizadora |
description |
O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências que possui como área de concentração, a Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas, quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa de análise, o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados no banco de dissertações e teses do programa. Os resultados revelam um considerável número de trabalhos que utilizam Freire como aporte para a formação de professores, abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático. Os principais conceitos de Freire abordados são: conscientização, Círculo de Cultura, Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108 10.47401/revisea.v9i1.18108 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i1.18108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108/13057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15 2359-4993 10.47401/revisea.v9i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213820129280 |