Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Maria Zanon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Suzete Rozana de Castro Wiziack, Icléia Albuquerque de Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108
Resumo: O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação  Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências  que  possui como  área de concentração, a  Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas,  quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa  de análise,  o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados  no banco de dissertações e teses do  programa. Os resultados revelam um considerável   número de trabalhos que  utilizam Freire como aporte para a formação de professores,  abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático.  Os principais conceitos de Freire  abordados  são: conscientização, Círculo de  Cultura,  Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é  o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.
id UFS-11_2a5eb13bbe9f08123c985d5ec0f56a98
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18108
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMSPesquisaEnsinoEducação ProblematizadoraO texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação  Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências  que  possui como  área de concentração, a  Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas,  quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa  de análise,  o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados  no banco de dissertações e teses do  programa. Os resultados revelam um considerável   número de trabalhos que  utilizam Freire como aporte para a formação de professores,  abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático.  Os principais conceitos de Freire  abordados  são: conscientização, Círculo de  Cultura,  Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é  o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810810.47401/revisea.v9i1.18108Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-152359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108/13057Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngela Maria ZanonSuzete Rozana de Castro WiziackIcléia Albuquerque de Vargas2022-09-29T14:46:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18108Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:46:03Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
title Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
spellingShingle Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
Angela Maria Zanon
Pesquisa
Ensino
Educação Problematizadora
title_short Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
title_full Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
title_fullStr Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
title_full_unstemmed Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
title_sort Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
author Angela Maria Zanon
author_facet Angela Maria Zanon
Suzete Rozana de Castro Wiziack
Icléia Albuquerque de Vargas
author_role author
author2 Suzete Rozana de Castro Wiziack
Icléia Albuquerque de Vargas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela Maria Zanon
Suzete Rozana de Castro Wiziack
Icléia Albuquerque de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Ensino
Educação Problematizadora
topic Pesquisa
Ensino
Educação Problematizadora
description O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação  Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências  que  possui como  área de concentração, a  Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas,  quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa  de análise,  o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados  no banco de dissertações e teses do  programa. Os resultados revelam um considerável   número de trabalhos que  utilizam Freire como aporte para a formação de professores,  abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático.  Os principais conceitos de Freire  abordados  são: conscientização, Círculo de  Cultura,  Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é  o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108
10.47401/revisea.v9i1.18108
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i1.18108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18108/13057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-15
2359-4993
10.47401/revisea.v9i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213820129280