Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093 |
Resumo: | O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19. |
id |
UFS-11_2f606b7f85cc24bdb78e3e52fd12c9a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18093 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19Racismo científico. Pandemia. COVID-19.O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19.The article in question is the result of a bibliographic review and access to my memories and analysis of the situation as a black woman in today's society. In it, I approach scientific racism within a historical perspective, since its genesis in the context of modern European science, exposing the ontological foundations of racialization as a myth of modernity for the construction of being from the other while not being, as well as presenting examples of how much the black community has been violated by this logic, starting from ancestral examples of the dehumanization of black bodies as scientific guinea pigs, to the abandonment and unimportance projected onto these bodies in the context of the COVID-19 pandemic.El artículo en cuestión es fruto de una revisión bibliográfica y acceso a mis memorias y análisis de la situación como mujer negra en la sociedad actual. En él, abordo el racismo científico desde una perspectiva histórica, desde su génesis en el contexto de la ciencia moderna europea, exponiendo los fundamentos ontológicos de la racialización como mito de la modernidad para la construcción del ser a partir del otro sin ser, además de presentar ejemplos de cuánto la comunidad negra fue vulnerada por esta lógica, desde ejemplos ancestrales de deshumanización de los cuerpos negros como conejillos de indias científicos, hasta el abandono y la despreocupación proyectada sobre estos cuerpos en el contexto de la pandemia del COVID-19.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1809310.47401/revisea.v9i2.18093Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093/13199Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Barbara2022-12-07T22:52:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18093Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:52:04Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
title |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
spellingShingle |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 Pinheiro, Barbara Racismo científico. Pandemia. COVID-19. |
title_short |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
title_full |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
title_fullStr |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
title_sort |
Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19 |
author |
Pinheiro, Barbara |
author_facet |
Pinheiro, Barbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Barbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo científico. Pandemia. COVID-19. |
topic |
Racismo científico. Pandemia. COVID-19. |
description |
O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093 10.47401/revisea.v9i2.18093 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i2.18093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093/13199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14 2359-4993 10.47401/revisea.v9i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213806497792 |