Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Barbara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093
Resumo: O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19.
id UFS-11_2f606b7f85cc24bdb78e3e52fd12c9a9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18093
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19Racismo científico. Pandemia. COVID-19.O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19.The article in question is the result of a bibliographic review and access to my memories and analysis of the situation as a black woman in today's society. In it, I approach scientific racism within a historical perspective, since its genesis in the context of modern European science, exposing the ontological foundations of racialization as a myth of modernity for the construction of being from the other while not being, as well as presenting examples of how much the black community has been violated by this logic, starting from ancestral examples of the dehumanization of black bodies as scientific guinea pigs, to the abandonment and unimportance projected onto these bodies in the context of the COVID-19 pandemic.El artículo en cuestión es fruto de una revisión bibliográfica y acceso a mis memorias y análisis de la situación como mujer negra en la sociedad actual. En él, abordo el racismo científico desde una perspectiva histórica, desde su génesis en el contexto de la ciencia moderna europea, exponiendo los fundamentos ontológicos de la racialización como mito de la modernidad para la construcción del ser a partir del otro sin ser, además de presentar ejemplos de cuánto la comunidad negra fue vulnerada por esta lógica, desde ejemplos ancestrales de deshumanización de los cuerpos negros como conejillos de indias científicos, hasta el abandono y la despreocupación proyectada sobre estos cuerpos en el contexto de la pandemia del COVID-19.Universidade Federal de Sergipe2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1809310.47401/revisea.v9i2.18093Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093/13199Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Barbara2022-12-07T22:52:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18093Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-12-07T22:52:04Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
title Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
spellingShingle Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
Pinheiro, Barbara
Racismo científico. Pandemia. COVID-19.
title_short Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
title_full Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
title_fullStr Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
title_full_unstemmed Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
title_sort Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19
author Pinheiro, Barbara
author_facet Pinheiro, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Barbara
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo científico. Pandemia. COVID-19.
topic Racismo científico. Pandemia. COVID-19.
description O artigo em questão é fruto de uma revisão bibliográfica e do acesso às minhas memórias e análises de conjuntura enquanto mulher negra da sociedade atual. Nele abordo sobre o racismo científico dentro de uma perspectiva histórica, desde a sua gênese no contexto da ciência moderna europeia, expondo os fundamentos ontológicos da racialização como um mito da modernidade para a construção do ser a partir do outro enquanto não ser, bem como apresentando exemplos do quanto a comunidade negra foi violada por essa lógica partindo de exemplos ancestrais de desumanização de corpos negros enquanto cobaias científicas, até o abandono e a desimportância projetada sobre esses corpos no contexto da pandemia de COVID-19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093
10.47401/revisea.v9i2.18093
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i2.18093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18093/13199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta; 1-14
2359-4993
10.47401/revisea.v9i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213806497792