As questões socioambientais sob o “horizonte perceptivo” de estudantes do ensino médio de uma escola pública do interior de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brizola Yared, Yalin
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Feitosa Feitosa, Fábio, Elizabeti Marcomin, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17998
Resumo: A pesquisa Fenomenológica, realizada em momento pandêmico, parte da questão: como um grupo de estudantes do terceiro ano de uma escola pública estadual, de Alagoas, concebe as questões socioambientais locais, nacionais e globais? O método Fenomenológico sustenta a interpretação das narrativas dos/as participantes, nas dependências da escola, respeitando os protocolos de controle de Covid-19. Dentre os resultados: o esgoto, o lixo e a exploração dos recursos hídricos foram apontados como principais problemas socioambientais do município; o rio São Francisco foi destacado por parte dos/as participantes da pesquisa; o ser humano foi reconhecido como causador dos danos ambientais existentes; os participantes indicaram ações futuras, como: criação de hortas, ações de conscientização sobre a problemática do esgoto, do lixo e dos danos aos recursos hídricos, além de outras. É fundamental um processo de Educação Ambiental crítico, participativo, emancipador, sustentado na perspectiva Freireana alinhado ao bem viver e à sustentabilidade planetária.
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