A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Dominique Jacob Fernandes de Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Monteiro, Bruno Andrade Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14425
Resumo: Fundos da Baía de Guanabara (RJ), local que a vida insiste em existir ou seria persistir? Marcado historicamente por injustiças socioambientais, os fundos da Baía ainda abrigam uma rica biodiversidade apesar de toda destruição e degradação em larga escala. E essa biodiversidade que insiste e persiste, também se encontra nas comunidades do entorno, principalmente nas mulheres, que ainda lutam pela vida, mesmo quando essa é sistematicamente institucionalizada para matá-las. E são seus saberes ancestrais que as ressignificam na luta diária de resistência, seja na forma de lidar com os conflitos socioambientais do entorno, seja no atual contexto pandêmico. Como esses saberes podem nos ajudar a refletir sobre relações outras entre educação, ciência e ambiente de forma mais justa? Quais contribuições esses saberes trazem para o ensino de ciências e a educação ambiental? Longe de fornecermos respostas, essas são algumas das reflexões para o qual o artigo se propõe.
id UFS-11_5b9b45e885d1f42f727d1d1eeb559999
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14425
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmicoColonialidade cosmogônica. Educação Ambiental de Base Comunitária. Pandemia. Saberes ancestrais.Ancestral knowledge. Community-based environmental education. Cosmogonic coloniality. Pandemic.Colonialidad cosmogónica. Conocimiento ancestral. Educación ambiental basada en la comunidad. Pandemia.Fundos da Baía de Guanabara (RJ), local que a vida insiste em existir ou seria persistir? Marcado historicamente por injustiças socioambientais, os fundos da Baía ainda abrigam uma rica biodiversidade apesar de toda destruição e degradação em larga escala. E essa biodiversidade que insiste e persiste, também se encontra nas comunidades do entorno, principalmente nas mulheres, que ainda lutam pela vida, mesmo quando essa é sistematicamente institucionalizada para matá-las. E são seus saberes ancestrais que as ressignificam na luta diária de resistência, seja na forma de lidar com os conflitos socioambientais do entorno, seja no atual contexto pandêmico. Como esses saberes podem nos ajudar a refletir sobre relações outras entre educação, ciência e ambiente de forma mais justa? Quais contribuições esses saberes trazem para o ensino de ciências e a educação ambiental? Longe de fornecermos respostas, essas são algumas das reflexões para o qual o artigo se propõe.The ends of Baía de Guanabara (RJ), a place that life insists on existing or would it persist? Historically marked by socio-environmental injustices, this place is still home to a rich biodiversity despite all the destruction and degradation on a large scale. This biodiversity that insists and persists, is also found in the surrounding communities, mainly in women, who still fight for life, even when it is systematically institutionalized to kill them. It is their ancestral knowledge that resignifies them in the daily struggle for resistance, whether in the way of dealing with the socio-environmental conflicts in the surroundings, or in the current pandemic context. How can this knowledge help us to reflect on other relationships between education, science and the environment? What contributions do these knowledges bring to science and environmental education? Far from providing answers, these are some of the reflections for which the article proposes.¿Es el fondo de la Bahía de Guanabara (RJ) un lugar que la vida insiste en existir o persistir? Históricamente marcado por injusticias socioambientales,  aún alberga una rica biodiversidad, a pesar de toda la destrucción a gran escala. Y esta lucha de la biodiversidad, que insiste y persiste, también la podemos encontrar al interior de comunidades vecinas, principalmente en las mujeres, que aún luchan por la vida, incluso cuando se institucionaliza sistemáticamente para matarlas. Y es su saber ancestral el que los resignifica en la lucha diaria de resistencia, ya sea en la forma de enfrentar los conflictos socioambientales del medio, o en el actual contexto pandémico. ¿Cómo puede este conocimiento ayudarnos a reflexionar sobre otras relaciones entre educación, ciencia y medio ambiente de manera más justa? ¿Qué aportes hace este conocimiento a la educación científica y ambiental? Lejos de dar respuestas, estas son algunas de las reflexiones que proponemos.Universidade Federal de Sergipe2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1442510.47401/revisea.v7iEspecial.14425Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-162359-499310.47401/revisea.v7iEspecialreponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14425/11021Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Dominique Jacob Fernandes de AssisMonteiro, Bruno Andrade Pinto2021-11-11T19:12:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14425Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:12:27Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
title A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
spellingShingle A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
Castro, Dominique Jacob Fernandes de Assis
Colonialidade cosmogônica. Educação Ambiental de Base Comunitária. Pandemia. Saberes ancestrais.
Ancestral knowledge. Community-based environmental education. Cosmogonic coloniality. Pandemic.
Colonialidad cosmogónica. Conocimiento ancestral. Educación ambiental basada en la comunidad. Pandemia.
title_short A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
title_full A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
title_fullStr A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
title_full_unstemmed A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
title_sort A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico
author Castro, Dominique Jacob Fernandes de Assis
author_facet Castro, Dominique Jacob Fernandes de Assis
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
author_role author
author2 Monteiro, Bruno Andrade Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Dominique Jacob Fernandes de Assis
Monteiro, Bruno Andrade Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Colonialidade cosmogônica. Educação Ambiental de Base Comunitária. Pandemia. Saberes ancestrais.
Ancestral knowledge. Community-based environmental education. Cosmogonic coloniality. Pandemic.
Colonialidad cosmogónica. Conocimiento ancestral. Educación ambiental basada en la comunidad. Pandemia.
topic Colonialidade cosmogônica. Educação Ambiental de Base Comunitária. Pandemia. Saberes ancestrais.
Ancestral knowledge. Community-based environmental education. Cosmogonic coloniality. Pandemic.
Colonialidad cosmogónica. Conocimiento ancestral. Educación ambiental basada en la comunidad. Pandemia.
description Fundos da Baía de Guanabara (RJ), local que a vida insiste em existir ou seria persistir? Marcado historicamente por injustiças socioambientais, os fundos da Baía ainda abrigam uma rica biodiversidade apesar de toda destruição e degradação em larga escala. E essa biodiversidade que insiste e persiste, também se encontra nas comunidades do entorno, principalmente nas mulheres, que ainda lutam pela vida, mesmo quando essa é sistematicamente institucionalizada para matá-las. E são seus saberes ancestrais que as ressignificam na luta diária de resistência, seja na forma de lidar com os conflitos socioambientais do entorno, seja no atual contexto pandêmico. Como esses saberes podem nos ajudar a refletir sobre relações outras entre educação, ciência e ambiente de forma mais justa? Quais contribuições esses saberes trazem para o ensino de ciências e a educação ambiental? Longe de fornecermos respostas, essas são algumas das reflexões para o qual o artigo se propõe.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14425
10.47401/revisea.v7iEspecial.14425
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14425
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v7iEspecial.14425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14425/11021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-16
2359-4993
10.47401/revisea.v7iEspecial
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213691154432