Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferrete, Rodrigo Bozi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360
Resumo: A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação.
id UFS-11_788a9c50600bb05f1984e84cad40b800
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9360
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento .A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/936010.47401/revisea.v4i1.9360Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 622359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360/7300Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Pedro Ernesto Oliveira daFerrete, Rodrigo Bozi2023-05-29T14:41:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9360Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:41:02Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
title Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
spellingShingle Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da
.
title_short Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
title_full Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
title_fullStr Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
title_full_unstemmed Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
title_sort Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
author Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da
author_facet Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da
Ferrete, Rodrigo Bozi
author_role author
author2 Ferrete, Rodrigo Bozi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da
Ferrete, Rodrigo Bozi
dc.subject.por.fl_str_mv .
topic .
description A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360
10.47401/revisea.v4i1.9360
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v4i1.9360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360/7300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62
2359-4993
10.47401/revisea.v4i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213161623552