Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360 |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação. |
id |
UFS-11_788a9c50600bb05f1984e84cad40b800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9360 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento .A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação.Universidade Federal de Sergipe2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/936010.47401/revisea.v4i1.9360Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 622359-499310.47401/revisea.v4i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360/7300Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Pedro Ernesto Oliveira daFerrete, Rodrigo Bozi2023-05-29T14:41:02Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9360Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:41:02Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
title |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
spellingShingle |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da . |
title_short |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
title_full |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
title_fullStr |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
title_full_unstemmed |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
title_sort |
Concepções de Educação Ambiental e interdisciplinaridade dos docentes do Colégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento |
author |
Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da |
author_facet |
Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da Ferrete, Rodrigo Bozi |
author_role |
author |
author2 |
Ferrete, Rodrigo Bozi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Pedro Ernesto Oliveira da Ferrete, Rodrigo Bozi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. |
topic |
. |
description |
A presente pesquisa surgiu da necessidade deanalisarmos as diferentes concepções dos professoressobre esta temática, buscando compreendercomo eles inserem a educação ambiental nas suaspráticas pedagógicas, em suas áreas de conhecimentoe como se dá o processo de integraçãocom outras disciplinas. Através de um estudo decaso descritivo, foi utilizado como instrumentoum questionário aplicado a dez professores doColégio Estadual Benedito Barreto do Nascimento.As respostas coletadas foram submetidasa análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultadosmostraram que as concepções dos professoressobre a educação ambiental são bastanteheterogêneas, revelando que as experiências cotidianasde cada um, aliadas à formação da suaárea influenciam na forma de conceber o mundoe compreender os problemas ambientais. Já emrelação a interdisciplinaridade, percebemos quea maioria dos professores compreende algunsaspectos da interdisciplinaridade, mas ainda nãotêm construído um conceito sólido sobre o tema,revelando assim, alguma falha em sua formaçãosuperior e também na continuidade de sua formação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360 10.47401/revisea.v4i1.9360 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v4i1.9360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9360/7300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 4 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 4 No 1 (2017): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 50 - 62 2359-4993 10.47401/revisea.v4i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213161623552 |