Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
DOI: | 10.47401/revisea.v11.19724 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724 |
Resumo: | O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora. |
id |
UFS-11_7e726aa686450f945a4737bde53a0a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19724 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
spelling |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentesNarrative review of freirean environmental education: recent insightsRevisión narrativa de la educación ambiental freireana: comentarios recientesCríticaEnrique LeffPaulo FreireCriticismEnrique LeffPaulo FreireCriticaEnrique LeffPaulo FreireO presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.This essay aims to present results of a review of journals from the Scielo and Google Scholar platforms that talk about Environmental Education from a Freiriana perspective. Only scientific articles published in the five-year period between 2017 and 2022 were used in the meta-analysis that had the expressions 'Environmental Education' and 'Paulo Freire' or 'Freiriana' in their title. The following were excluded from the review: articles without abstract/abstract; published in journals without evaluation and that failed to use any direct reference to the work of Paulo Freire. The results showed that most bibliographic research was carried out and that there was a common effort by the authors to translate Environmental Education into a Freiriana perspective. Some articles have tried to build a methodology for the 'Freirian Environmental Education'. The analysis allowed us to conclude that the traditionally normative Environmental Education must be overcome, giving way to the construction of a non-neutral, self-critical, constructivist and liberating education.Este ensayo presenta los resultados de una revisión de revistas en las plataformas Scielo y Google Académico, que tratan la Educación Ambiental desde una perspectiva Freiriana. En la meta-análisis, se utilizaron los artículos científicos publicados en el período 2017 a 2022, conteniendo en su título las expresiones 'Educación Ambiental' y 'Paulo Freire' o 'Freiriana'. Se excluyeron de la revisión los artículos sin resumen/abstract, publicados sin la debida revisión evaluativa, así como aquellos que no hacían referencia directa a la obra de Paulo Freire. Los resultados indicaron, en su mayoría, que investigaciones bibliográficas se llevaron a cabo, demostrando un esfuerzo común por parte de los autores para traducir la Educación Ambiental, desde una perspectiva Freiriana. Algunos artículos intentaron desarrollar una verdadera metodología para la 'Educación Ambiental Freiriana'. El análisis concluye que la Educación Ambiental tradicionalmente normativa debe dar paso a la construcción de una educación no neutral, autocrítica, constructivista y libertadora.Universidade Federal de Sergipe2024-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1972410.47401/revisea.v11.19724Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-322359-499310.47401/revisea.v11ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724/15517Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo Leal, Manuelade Almeida, Renato2024-03-11T18:00:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19724Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-11T18:00:40Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes Narrative review of freirean environmental education: recent insights Revisión narrativa de la educación ambiental freireana: comentarios recientes |
title |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
spellingShingle |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes Macedo Leal, Manuela Crítica Enrique Leff Paulo Freire Criticism Enrique Leff Paulo Freire Critica Enrique Leff Paulo Freire Macedo Leal, Manuela Crítica Enrique Leff Paulo Freire Criticism Enrique Leff Paulo Freire Critica Enrique Leff Paulo Freire |
title_short |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
title_full |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
title_fullStr |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
title_full_unstemmed |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
title_sort |
Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes |
author |
Macedo Leal, Manuela |
author_facet |
Macedo Leal, Manuela Macedo Leal, Manuela de Almeida, Renato de Almeida, Renato |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo Leal, Manuela de Almeida, Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica Enrique Leff Paulo Freire Criticism Enrique Leff Paulo Freire Critica Enrique Leff Paulo Freire |
topic |
Crítica Enrique Leff Paulo Freire Criticism Enrique Leff Paulo Freire Critica Enrique Leff Paulo Freire |
description |
O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724 10.47401/revisea.v11.19724 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v11.19724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724/15517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32 2359-4993 10.47401/revisea.v11i reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1822182226553470976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.47401/revisea.v11.19724 |