Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo Leal, Manuela
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Almeida, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724
Resumo: O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.
id UFS-11_7e726aa686450f945a4737bde53a0a48
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19724
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentesNarrative review of freirean environmental education: recent insightsRevisión narrativa de la educación ambiental freireana: comentarios recientesCríticaEnrique LeffPaulo FreireCriticismEnrique LeffPaulo FreireCriticaEnrique LeffPaulo FreireO presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.This essay aims to present results of a review of journals from the Scielo and Google Scholar platforms that talk about Environmental Education from a Freiriana perspective. Only scientific articles published in the five-year period between 2017 and 2022 were used in the meta-analysis that had the expressions 'Environmental Education' and 'Paulo Freire' or 'Freiriana' in their title. The following were excluded from the review: articles without abstract/abstract; published in journals without evaluation and that failed to use any direct reference to the work of Paulo Freire. The results showed that most bibliographic research was carried out and that there was a common effort by the authors to translate Environmental Education into a Freiriana perspective. Some articles have tried to build a methodology for the 'Freirian Environmental Education'. The analysis allowed us to conclude that the traditionally normative Environmental Education must be overcome, giving way to the construction of a non-neutral, self-critical, constructivist and liberating education.Este ensayo presenta los resultados de una revisión de revistas en las plataformas Scielo y Google Académico, que tratan la Educación Ambiental desde una perspectiva Freiriana. En la meta-análisis, se utilizaron los artículos científicos publicados en el período 2017 a 2022, conteniendo en su título las expresiones 'Educación Ambiental' y 'Paulo Freire' o 'Freiriana'. Se excluyeron de la revisión los artículos sin resumen/abstract, publicados sin la debida revisión evaluativa, así como aquellos que no hacían referencia directa a la obra de Paulo Freire. Los resultados indicaron, en su mayoría, que investigaciones bibliográficas se llevaron a cabo, demostrando un esfuerzo común por parte de los autores para traducir la Educación Ambiental, desde una perspectiva Freiriana. Algunos artículos intentaron desarrollar una verdadera metodología para la 'Educación Ambiental Freiriana'. El análisis concluye que la Educación Ambiental tradicionalmente normativa debe dar paso a la construcción de una educación no neutral, autocrítica, constructivista y libertadora.Universidade Federal de Sergipe2024-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1972410.47401/revisea.v11.19724Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-322359-499310.47401/revisea.v11ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724/15517Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo Leal, Manuelade Almeida, Renato2024-03-11T18:00:40Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19724Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2024-03-11T18:00:40Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
Narrative review of freirean environmental education: recent insights
Revisión narrativa de la educación ambiental freireana: comentarios recientes
title Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
spellingShingle Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
Macedo Leal, Manuela
Crítica
Enrique Leff
Paulo Freire
Criticism
Enrique Leff
Paulo Freire
Critica
Enrique Leff
Paulo Freire
title_short Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
title_full Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
title_fullStr Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
title_full_unstemmed Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
title_sort Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes
author Macedo Leal, Manuela
author_facet Macedo Leal, Manuela
de Almeida, Renato
author_role author
author2 de Almeida, Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo Leal, Manuela
de Almeida, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica
Enrique Leff
Paulo Freire
Criticism
Enrique Leff
Paulo Freire
Critica
Enrique Leff
Paulo Freire
topic Crítica
Enrique Leff
Paulo Freire
Criticism
Enrique Leff
Paulo Freire
Critica
Enrique Leff
Paulo Freire
description O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724
10.47401/revisea.v11.19724
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v11.19724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724/15517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 11 (2024): Publicação contínua; 1-32
2359-4993
10.47401/revisea.v11i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213859975168