Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Cardoso, Viviane Amélia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cosenza, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676
Resumo: This theoretical research paper aims to understand the discourses of mining companies and their effects on the field of environmental education. From the theoretical-methodological perspective of Critical Discourse Analysis, we present the discourses of mining companies, mobilized by the concepts of hegemony and ideology. We then try to discuss the field of environmental education in relation to the discursive meanings of mining. Discourses mobilized by mining companies reflect ideological and hegemonic forces that permeate the field of environmental education, in meanings that deal with education for sustainable development, separating its impacts and conflicts. With the field of environmental education in its critical understanding, we are signalling other possibilities for thinking about theory and practice in environmental education, by seeking to unveil the dominant internalization of mining and with a view to alternatives for socio-environmental emancipation.
id UFS-11_ae2668a3b07e610fce30da008f5ae143
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19676
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambientalMineraçãoEcologia PolíticaEducação AmbientalAnálise Crítica do DiscursoThis theoretical research paper aims to understand the discourses of mining companies and their effects on the field of environmental education. From the theoretical-methodological perspective of Critical Discourse Analysis, we present the discourses of mining companies, mobilized by the concepts of hegemony and ideology. We then try to discuss the field of environmental education in relation to the discursive meanings of mining. Discourses mobilized by mining companies reflect ideological and hegemonic forces that permeate the field of environmental education, in meanings that deal with education for sustainable development, separating its impacts and conflicts. With the field of environmental education in its critical understanding, we are signalling other possibilities for thinking about theory and practice in environmental education, by seeking to unveil the dominant internalization of mining and with a view to alternatives for socio-environmental emancipation.O presente trabalho de pesquisa, de natureza teórica, tem por objetivo compreender os discursos das empresas de mineração e seus efeitos no campo da educação ambiental. A partir da perspectiva teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso, apresentamos os discursos empresariais da mineração, impregnados pelos conceitos de hegemonia e ideologia. Procuramos discutir, em seguida, o campo da educação ambiental diante das significações discursivas da mineração. Discursos propagados por empresas de mineração refletem forças ideológicas e hegemônicas que perpassam o campo da educação ambiental, em sentidos que versam sobre a educação para o desenvolvimento sustentável, apartando seus impactos e conflitos. Sinalizamos, com o campo da educação ambiental em sua compreensão crítica, possibilidades outras para pensarmos a teoria e a prática em educação ambiental, ao buscar desvelar a internalização dominante da mineração e tendo em vista alternativas de emancipação socioambiental.Este proyecto de investigación teórica tiene como objetivo comprender los discursos de las empresas mineras y sus efectos en el campo de la educación ambiental. Desde la perspectiva teórico-metodológica del Análisis Crítico del Discurso, presentamos los discursos de las empresas mineras, movilizados por los conceptos de hegemonía e ideología. A continuación, tratamos de discutir el campo de la educación ambiental en relación con los significados discursivos de la minería. Los discursos movilizados por las empresas mineras reflejan fuerzas ideológicas y hegemónicas que permean el campo de la educación ambiental, en significados que tratan de la educación para el desarrollo sostenible, separando sus impactos y conflictos. Con el campo de la educación ambiental en su comprensión crítica, estamos señalando otras posibilidades para pensar la teoría y la práctica de la educación ambiental, buscando develar la internalización dominante de la minería y con vistas a alternativas de emancipación socioambiental.Universidade Federal de Sergipe2012-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1967610.47401/revisea.v10.19676Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-172359-499310.47401/revisea.v10ireponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676/14744https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676/14745Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambientalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Cardoso, Viviane AméliaCosenza, Angélica2023-10-27T14:31:39Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19676Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-10-27T14:31:39Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
title Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
spellingShingle Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
Ribeiro Cardoso, Viviane Amélia
Mineração
Ecologia Política
Educação Ambiental
Análise Crítica do Discurso
title_short Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
title_full Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
title_fullStr Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
title_full_unstemmed Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
title_sort Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental
author Ribeiro Cardoso, Viviane Amélia
author_facet Ribeiro Cardoso, Viviane Amélia
Cosenza, Angélica
author_role author
author2 Cosenza, Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Cardoso, Viviane Amélia
Cosenza, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração
Ecologia Política
Educação Ambiental
Análise Crítica do Discurso
topic Mineração
Ecologia Política
Educação Ambiental
Análise Crítica do Discurso
description This theoretical research paper aims to understand the discourses of mining companies and their effects on the field of environmental education. From the theoretical-methodological perspective of Critical Discourse Analysis, we present the discourses of mining companies, mobilized by the concepts of hegemony and ideology. We then try to discuss the field of environmental education in relation to the discursive meanings of mining. Discourses mobilized by mining companies reflect ideological and hegemonic forces that permeate the field of environmental education, in meanings that deal with education for sustainable development, separating its impacts and conflicts. With the field of environmental education in its critical understanding, we are signalling other possibilities for thinking about theory and practice in environmental education, by seeking to unveil the dominant internalization of mining and with a view to alternatives for socio-environmental emancipation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676
10.47401/revisea.v10.19676
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v10.19676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676/14744
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676/14745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Sergipana de Educação Ambiental
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 10 (2023): Publicação contínua; 1-17
2359-4993
10.47401/revisea.v10i
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213851586560