“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Elson Emanuel Melo, Furtado, Mateus de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798
Resumo: A Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções.
id UFS-11_af482053aed583d7370072b9c5a09e41
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9798
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SEEducação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 EscolarA Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/979810.47401/revisea.v5i1.9798Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 442359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798/7558Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Catarina Lima de OliveiraSousa, Elson Emanuel MeloFurtado, Mateus de Carvalho2023-05-29T13:58:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9798Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T13:58:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
title “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
spellingShingle “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira
Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar
title_short “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
title_full “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
title_fullStr “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
title_full_unstemmed “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
title_sort “ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
author Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira
author_facet Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira
Sousa, Elson Emanuel Melo
Furtado, Mateus de Carvalho
author_role author
author2 Sousa, Elson Emanuel Melo
Furtado, Mateus de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira
Sousa, Elson Emanuel Melo
Furtado, Mateus de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar
topic Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar
description A Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798
10.47401/revisea.v5i1.9798
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v5i1.9798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798/7558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44
2359-4993
10.47401/revisea.v5i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213174206464