“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798 |
Resumo: | A Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções. |
id |
UFS-11_af482053aed583d7370072b9c5a09e41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9798 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SEEducação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 EscolarA Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/979810.47401/revisea.v5i1.9798Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 442359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798/7558Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Ana Catarina Lima de OliveiraSousa, Elson Emanuel MeloFurtado, Mateus de Carvalho2023-05-29T13:58:52Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9798Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T13:58:52Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
title |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
spellingShingle |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar |
title_short |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
title_full |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
title_fullStr |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
title_full_unstemmed |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
title_sort |
“ Muro das lamentações “ e a “ Àrvore dos sonhos” como metodologia inicial de elaboração da Agenda 21 do Colégio Estadual Cícero Bezerra, Nossa Senhora da Glória- SE |
author |
Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira |
author_facet |
Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira Sousa, Elson Emanuel Melo Furtado, Mateus de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Elson Emanuel Melo Furtado, Mateus de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ana Catarina Lima de Oliveira Sousa, Elson Emanuel Melo Furtado, Mateus de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar |
topic |
Educação Ambiental. Oficina Pedagógica. Agenda 21 Escolar |
description |
A Agenda 21 constitui-se de um plano de ação deabrangência mundial para transformar o modelode desenvolvimento atual − o qual se baseia naexploração ilimitada de recursos naturais limitados− em um modelo de desenvolvimento equitativo,que satisfaça as necessidades das geraçõesfuturas. Diante disso, o objetivo deste trabalhofoi sensibilizar a comunidade para o processo deconstrução de uma Agenda 21 Escolar de acordocom o proposto na Agenda 21 Brasileira, utilizandocomo metodologia inicial a Oficina de Futuropor meio da elaboração do “Muro das lamentações”e a “Árvore dos Sonhos”. O trabalho foidesenvolvido durante o mês de março/2017 comalunos do 1o Ano B do Colégio Estadual CíceroBezerra localizado em Nossa Senhora da Glória/SE. Os alunos apresentaram como principal lamentaçãoa limpeza da escola e como sonho essenciala organização da mesma. Mostrando assima efetividade da oficina para o entendimento docolégio, enfrentamento dos problemas e elaboraçãodas possíveis soluções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798 10.47401/revisea.v5i1.9798 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v5i1.9798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9798/7558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 37 - 44 2359-4993 10.47401/revisea.v5i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213174206464 |