Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivo Dickmann
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105
Resumo: Esta pesquisa trata da relação entre Educação Ambiental (EA) e Ecopedagogia, suas origens e trajetórias, como se articulam pedagógica e politicamente em seus contextos para estabelecer suas aproximações e distanciamentos em relação com a perspectiva crítica da Educação. A questão que move essa reflexão é: quais são as aproximações e distanciamentos entre a EA e a Ecopedagogia e como elas se constituem como campos distintos de conhecimentos e práticas educativas? O objetivo é estabelecer as fronteiras de ambas e suas intersecções de modo a distingui-las, estabelecendo novos horizontes para a Ecopedagogia. Primeiramente se estabeleceram os referenciais teórico-práticos de cada uma individualmente; posteriormente construiu-se um quadro sinótico com as respectivas características e, por fim, delimitaram-se as fronteiras, intersecções e distanciamentos, construindo um conjunto de indicações propositivas para a reinvenção da Ecopedagogia e as grandes questões na atualidade: superação patriarcado, do pensamento moderno e do capitalismo.
id UFS-11_b9a302c7923a6b8fca0e1ef1cd2f5f0c
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18105
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismoEducação AmbientalEcopedagogyCritical EducationEsta pesquisa trata da relação entre Educação Ambiental (EA) e Ecopedagogia, suas origens e trajetórias, como se articulam pedagógica e politicamente em seus contextos para estabelecer suas aproximações e distanciamentos em relação com a perspectiva crítica da Educação. A questão que move essa reflexão é: quais são as aproximações e distanciamentos entre a EA e a Ecopedagogia e como elas se constituem como campos distintos de conhecimentos e práticas educativas? O objetivo é estabelecer as fronteiras de ambas e suas intersecções de modo a distingui-las, estabelecendo novos horizontes para a Ecopedagogia. Primeiramente se estabeleceram os referenciais teórico-práticos de cada uma individualmente; posteriormente construiu-se um quadro sinótico com as respectivas características e, por fim, delimitaram-se as fronteiras, intersecções e distanciamentos, construindo um conjunto de indicações propositivas para a reinvenção da Ecopedagogia e as grandes questões na atualidade: superação patriarcado, do pensamento moderno e do capitalismo.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810510.47401/revisea.v9i1.18105Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-162359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105/13054Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIvo Dickmann2022-09-29T14:47:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18105Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:47:22Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
title Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
spellingShingle Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
Ivo Dickmann
Educação Ambiental
Ecopedagogy
Critical Education
title_short Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
title_full Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
title_fullStr Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
title_full_unstemmed Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
title_sort Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo
author Ivo Dickmann
author_facet Ivo Dickmann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivo Dickmann
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Ecopedagogy
Critical Education
topic Educação Ambiental
Ecopedagogy
Critical Education
description Esta pesquisa trata da relação entre Educação Ambiental (EA) e Ecopedagogia, suas origens e trajetórias, como se articulam pedagógica e politicamente em seus contextos para estabelecer suas aproximações e distanciamentos em relação com a perspectiva crítica da Educação. A questão que move essa reflexão é: quais são as aproximações e distanciamentos entre a EA e a Ecopedagogia e como elas se constituem como campos distintos de conhecimentos e práticas educativas? O objetivo é estabelecer as fronteiras de ambas e suas intersecções de modo a distingui-las, estabelecendo novos horizontes para a Ecopedagogia. Primeiramente se estabeleceram os referenciais teórico-práticos de cada uma individualmente; posteriormente construiu-se um quadro sinótico com as respectivas características e, por fim, delimitaram-se as fronteiras, intersecções e distanciamentos, construindo um conjunto de indicações propositivas para a reinvenção da Ecopedagogia e as grandes questões na atualidade: superação patriarcado, do pensamento moderno e do capitalismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105
10.47401/revisea.v9i1.18105
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i1.18105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105/13054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-16
2359-4993
10.47401/revisea.v9i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213815934976