Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440 |
Resumo: | O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos. |
id |
UFS-11_fee28d9de7e679c029f5a19678be55bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10440 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ.O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos.Universidade Federal de Sergipe2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1044010.47401/revisea.v6i2.10440Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 292359-499310.47401/revisea.v6i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440/8053Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Edileuza Dias deMartins, Gabriel dos Santos2023-05-29T14:37:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10440Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:37:44Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
title |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
spellingShingle |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ Queiroz, Edileuza Dias de . |
title_short |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
title_full |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
title_fullStr |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
title_full_unstemmed |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
title_sort |
Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ |
author |
Queiroz, Edileuza Dias de |
author_facet |
Queiroz, Edileuza Dias de Martins, Gabriel dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Gabriel dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Edileuza Dias de Martins, Gabriel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. |
topic |
. |
description |
O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440 10.47401/revisea.v6i2.10440 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v6i2.10440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440/8053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29 2359-4993 10.47401/revisea.v6i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213183643648 |