Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Edileuza Dias de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Gabriel dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440
Resumo: O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos.
id UFS-11_fee28d9de7e679c029f5a19678be55bd
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10440
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ.O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos.Universidade Federal de Sergipe2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1044010.47401/revisea.v6i2.10440Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 292359-499310.47401/revisea.v6i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440/8053Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Edileuza Dias deMartins, Gabriel dos Santos2023-05-29T14:37:44Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/10440Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T14:37:44Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
title Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
spellingShingle Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
Queiroz, Edileuza Dias de
.
title_short Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
title_full Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
title_fullStr Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
title_full_unstemmed Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
title_sort Por uma Educação Ambiental tríplice: : a Dialética do ensinar, pesquisar e extensionar no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
author Queiroz, Edileuza Dias de
author_facet Queiroz, Edileuza Dias de
Martins, Gabriel dos Santos
author_role author
author2 Martins, Gabriel dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Edileuza Dias de
Martins, Gabriel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv .
topic .
description O artigo em tela intenciona trazer à baila reflexões acerca da amplitude da Educação Ambiental (EA), e como esta pode se materializar através de ações em diferentes espaços onde a instituição universitária atua. Para tal, foi utilizada literatura do campo da EA em sua vertente crítica e análise de experiências formativas em espaços formais – escola e universidade – e, não formais – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu/RJ. Ressalte-se aqui a importância da integração de diferentes atores para a implementação das atividades de EA nesses espaços, visto que isto possibilita a amplitude e a totalidade que favorecem a efetividade do processo formativo do cidadão. Palavras-chave: Educação Ambiental. Espaços formais e não formais. Processos formativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440
10.47401/revisea.v6i2.10440
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v6i2.10440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/10440/8053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 2 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 19 - 29
2359-4993
10.47401/revisea.v6i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213183643648