Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922 |
Resumo: | This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory. |
id |
UFS-2_11ca8466ee3917c6f30bb2edda1dacff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4922 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Adailton Soares daCruz, Maria Helena Santanahttp://lattes.cnpq.br/87928307069630772017-09-26T17:51:59Z2017-09-26T17:51:59Z2013-04-29https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory.Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica dos docentes, tutores e discentes egressos da turma de 2010.1, o processo de formação acadêmico e profissional no curso de Bacharel em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância, no polo de ensino da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na cidade de Paulo Afonso BA. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional, envolvendo o Polo de Ensino Presencial dentro Território de Cidadania de Itaparica. Consultaram-se várias fontes de informação como: a literatura pertinente ao objeto; documentos de instituições vinculadas à temática (CFESS/CRESS/ABEPSS,ENESSO, Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância ANATED), sítios eletrônicos com informações sobre o tema. Especial destaque foi atribuído a realização de entrevistas focalizadas com os atores sociais (professores especialistas e tutores de sala), profissionais envolvidos diretamente com a formação dos estudantes e os discentes egressos do referido curso. Após a análise dos discursos, constatou-se uma fragilidade neste modelo de ensino e ao mesmo tempo uma contradição pela inserção de boa parte destes profissionais no mundo do trabalho, em especial no enfrentamento da questão social na região do semiárido brasileiro. Por fim, o acesso ao ensino superior no país, deve ter como princípio a equidade entre todos/as os estratos sociais, em diferentes regiões do país, sendo o mesmo, público de qualidade e emancipatório.application/pdfporEnsino superior de Itaparica (BA)Ensino a distância (EaD)Serviço socialSemiáridoItaparica (BA)Educação a distância (EaD)Arid regionsDistance educationHigher educationSocial serviceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExperiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALADAILTON_SOARES_SILVA.pdfapplication/pdf7809576https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/1/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf6a645cee5ef66cbb33d28d370672c45cMD51TEXTADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain425346https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/2/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtb9cffe3f4f3a64d256e7caecd5a33d28MD52THUMBNAILADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/3/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgf523f932eeede3c83c345c2548e2b5e9MD53riufs/49222017-12-11 12:19:43.183oai:ufs.br:riufs/4922Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-11T15:19:43Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
title |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
spellingShingle |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica Silva, Adailton Soares da Ensino superior de Itaparica (BA) Ensino a distância (EaD) Serviço social Semiárido Itaparica (BA) Educação a distância (EaD) Arid regions Distance education Higher education Social service CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
title_full |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
title_fullStr |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
title_full_unstemmed |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
title_sort |
Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica |
author |
Silva, Adailton Soares da |
author_facet |
Silva, Adailton Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adailton Soares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cruz, Maria Helena Santana |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8792830706963077 |
contributor_str_mv |
Cruz, Maria Helena Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior de Itaparica (BA) Ensino a distância (EaD) Serviço social Semiárido Itaparica (BA) Educação a distância (EaD) |
topic |
Ensino superior de Itaparica (BA) Ensino a distância (EaD) Serviço social Semiárido Itaparica (BA) Educação a distância (EaD) Arid regions Distance education Higher education Social service CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Arid regions Distance education Higher education Social service |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/1/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/2/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/3/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a645cee5ef66cbb33d28d370672c45c b9cffe3f4f3a64d256e7caecd5a33d28 f523f932eeede3c83c345c2548e2b5e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110661515280384 |