Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adailton Soares da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922
Resumo: This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory.
id UFS-2_11ca8466ee3917c6f30bb2edda1dacff
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/4922
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Silva, Adailton Soares daCruz, Maria Helena Santanahttp://lattes.cnpq.br/87928307069630772017-09-26T17:51:59Z2017-09-26T17:51:59Z2013-04-29https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory.Esta pesquisa tem como objetivo principal, analisar sob a ótica dos docentes, tutores e discentes egressos da turma de 2010.1, o processo de formação acadêmico e profissional no curso de Bacharel em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância, no polo de ensino da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), na cidade de Paulo Afonso BA. Metodologicamente, optou-se pela investigação do tipo qualitativa, por meio do estudo de caso histórico-organizacional, envolvendo o Polo de Ensino Presencial dentro Território de Cidadania de Itaparica. Consultaram-se várias fontes de informação como: a literatura pertinente ao objeto; documentos de instituições vinculadas à temática (CFESS/CRESS/ABEPSS,ENESSO, Associação Nacional dos Tutores de Educação a Distância ANATED), sítios eletrônicos com informações sobre o tema. Especial destaque foi atribuído a realização de entrevistas focalizadas com os atores sociais (professores especialistas e tutores de sala), profissionais envolvidos diretamente com a formação dos estudantes e os discentes egressos do referido curso. Após a análise dos discursos, constatou-se uma fragilidade neste modelo de ensino e ao mesmo tempo uma contradição pela inserção de boa parte destes profissionais no mundo do trabalho, em especial no enfrentamento da questão social na região do semiárido brasileiro. Por fim, o acesso ao ensino superior no país, deve ter como princípio a equidade entre todos/as os estratos sociais, em diferentes regiões do país, sendo o mesmo, público de qualidade e emancipatório.application/pdfporEnsino superior de Itaparica (BA)Ensino a distância (EaD)Serviço socialSemiáridoItaparica (BA)Educação a distância (EaD)Arid regionsDistance educationHigher educationSocial serviceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExperiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALADAILTON_SOARES_SILVA.pdfapplication/pdf7809576https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/1/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf6a645cee5ef66cbb33d28d370672c45cMD51TEXTADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain425346https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/2/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txtb9cffe3f4f3a64d256e7caecd5a33d28MD52THUMBNAILADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/3/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpgf523f932eeede3c83c345c2548e2b5e9MD53riufs/49222017-12-11 12:19:43.183oai:ufs.br:riufs/4922Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-11T15:19:43Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
title Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
spellingShingle Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
Silva, Adailton Soares da
Ensino superior de Itaparica (BA)
Ensino a distância (EaD)
Serviço social
Semiárido
Itaparica (BA)
Educação a distância (EaD)
Arid regions
Distance education
Higher education
Social service
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
title_full Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
title_fullStr Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
title_full_unstemmed Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
title_sort Experiências de docentes e discentes sobre a formação profissional em serviço social na modalidade E@D na Unopar do território de cidadania de Itaparica
author Silva, Adailton Soares da
author_facet Silva, Adailton Soares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adailton Soares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Maria Helena Santana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8792830706963077
contributor_str_mv Cruz, Maria Helena Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior de Itaparica (BA)
Ensino a distância (EaD)
Serviço social
Semiárido
Itaparica (BA)
Educação a distância (EaD)
topic Ensino superior de Itaparica (BA)
Ensino a distância (EaD)
Serviço social
Semiárido
Itaparica (BA)
Educação a distância (EaD)
Arid regions
Distance education
Higher education
Social service
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Arid regions
Distance education
Higher education
Social service
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This researchaimed toexaminethe perspectiveof teachers, tutors, graduatesand studentsof the class of2010.1, the process of academic and professionaltrainingcourseinBachelorin Social Workin the form ofdistance education, teachingatthe UniversitypoloNorthernParaná(UNOPAR), in PauloAfonso-BA. Methodologically, we opted fora qualitativeresearchthroughcase study-historical organizational, involvingPoloTeachingpresencein the TerritoryCitizenshipItaparica. Lookedupvarioussources of information asthe literature relevant toobject; documentsinstitutions linkedto the theme(CFESS /CRESS/ABEPSS, ENESSO, National Association ofDistance EducationTutors-ANATED), electronic siteswithinformationon the topic. Special emphasiswas givento the interviewsfocusedon social actors(specialist teachers and tutorsroom), professionalsdirectly involved withthe training ofstudents andgraduatesof thiscoursestudents. After analyzing thespeeches, there was a ´´weakness´´ in this teaching modeland at the sametime, a contradictionby theinclusion ofmost of theseprofessionalsin the working world, especially incopingsocial issuesintheBrazilian semiaridregion. Finally, access to higher educationin the country, should have theequityprincipleamong all/thesocial stratain differentregions, andquality publicandemancipatory.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T17:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/4922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/1/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/2/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4922/3/ADAILTON_SOARES_SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a645cee5ef66cbb33d28d370672c45c
b9cffe3f4f3a64d256e7caecd5a33d28
f523f932eeede3c83c345c2548e2b5e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110661515280384