O pensamento negro de Beatriz Nascimento no filme Ôrí de Raquel Gerber
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16147 |
Resumo: | The present article has as general objective to analyze the importance of Ôrí for the Brazilian cinema, entering in the militant narrative of Beatriz Nascimento in the formatting of the script. The production of the film took place for eleven years, between 1977 and 1988, and narrates black social movements of that period, based on the political problems they experienced in that period. The space is the quilombo, which is where blacks danced, worshiped entities, sang songs that represented their origins, that is, rescues the stories and memory of black people. The methodology adopted is bibliographic, collected in books and scientific articles. The results show that Raquel Gerber's film brought great contributions to cinema, by showing the experience of black people in Brazil, through their anguish and suffering that were rescued from colonial Brazil, in the decolonization process experienced in that period. |
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Santos, Joyce SilvaSá, Antônio Fernando de Araújo2022-08-22T14:47:07Z2022-08-22T14:47:07Z2022-05-25Santos, Joyce Silva. O pensamento negro de Beatriz Nascimento no filme Ôrí de Raquel Gerber. São Cristóvão, 2022. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16147The present article has as general objective to analyze the importance of Ôrí for the Brazilian cinema, entering in the militant narrative of Beatriz Nascimento in the formatting of the script. The production of the film took place for eleven years, between 1977 and 1988, and narrates black social movements of that period, based on the political problems they experienced in that period. The space is the quilombo, which is where blacks danced, worshiped entities, sang songs that represented their origins, that is, rescues the stories and memory of black people. The methodology adopted is bibliographic, collected in books and scientific articles. The results show that Raquel Gerber's film brought great contributions to cinema, by showing the experience of black people in Brazil, through their anguish and suffering that were rescued from colonial Brazil, in the decolonization process experienced in that period.O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância de Ôrí para o cinema brasileiro, adentrando na narrativa militante de Beatriz Nascimento na formatação do roteiro. A elaboração do filme ocorreu por onze anos, entre 1977 e 1988, e narra movimentos sociais negros daquele período, a partir dos problemas políticos que vivenciaram naquele período. O espaço é o quilombo, que é onde os negros dançavam, cultuavam as entidades, cantavam músicas que representavam suas origens, ou seja, resgata as histórias e a memória do negro. A metodologia adotada é a bibliográfica, coletadas em livros e artigos científicos. Os resultados apontam que o filme de Raquel Gerber trouxe grandes contribuições para o cinema, por mostrar a vivência do negro do Brasil, por meio de sua angústia e sofrimento que foram resgatados do Brasil colonial, no processo de descolonização vivenciado naquele período.São Cristóvão, SEporHistóriaEnsino de históriaÔrí (Filme)Cinema brasileiroMovimento negroBeatriz NascimentoBrazilian cinemaBlack MovementBeatriz NascimentoCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASO pensamento negro de Beatriz Nascimento no filme Ôrí de Raquel Gerberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal de SergipeDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16147/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALJoyce_Silva_Santos.pdfJoyce_Silva_Santos.pdfapplication/pdf672055https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16147/2/Joyce_Silva_Santos.pdf62e26cbc00cd67215eea29802dc0830cMD52TEXTJoyce_Silva_Santos.pdf.txtJoyce_Silva_Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain44207https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16147/3/Joyce_Silva_Santos.pdf.txta98504e205b1f611c5648d0576a829f9MD53THUMBNAILJoyce_Silva_Santos.pdf.jpgJoyce_Silva_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/16147/4/Joyce_Silva_Santos.pdf.jpg2d2170d311098849af69150500182113MD54riufs/161472022-08-22 11:47:07.653oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2022-08-22T14:47:07Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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