A canção como instrumento para o letramento lírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alexsandra Dantas Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6442
Resumo: This paper presents a proposal to the lyrical genre teaching in the 7th year of Elementary Education Major. It shows the place of poetry, that is, as the lyric text can contribute to the formation of readers and the lyrical literacy. The proposal contemplates the use of songs of Brazilian Popular Music (MPB) to work lyrical resources. It is a multimodal proposal that brings the songs to go beyond the presentation of theories, becoming a tool to achieve the desire to hear good music, to seek the understanding and interpretation of the letters and identify literary devices present in the MPB songs. All this associated with the use of new Information and Communication Technologies (ICT) as a means for realization of this project. This work has a rich theoretical contribution of Octavio Paz, Salvatore D'Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.
id UFS-2_4e3db4c59e60c89154313a15af086ccb
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6442
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Andrade, Alexsandra Dantas OliveiraRamalho, Christina Bielinskihttp://lattes.cnpq.br/87129203254478512017-09-27T19:44:34Z2017-09-27T19:44:34Z2015-08-05ANDRADE, Alexsandra Dantas Oliveira. A canção como instrumento para o letramento lírico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .https://ri.ufs.br/handle/riufs/6442This paper presents a proposal to the lyrical genre teaching in the 7th year of Elementary Education Major. It shows the place of poetry, that is, as the lyric text can contribute to the formation of readers and the lyrical literacy. The proposal contemplates the use of songs of Brazilian Popular Music (MPB) to work lyrical resources. It is a multimodal proposal that brings the songs to go beyond the presentation of theories, becoming a tool to achieve the desire to hear good music, to seek the understanding and interpretation of the letters and identify literary devices present in the MPB songs. All this associated with the use of new Information and Communication Technologies (ICT) as a means for realization of this project. This work has a rich theoretical contribution of Octavio Paz, Salvatore D'Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.O presente trabalho traz uma proposta para o ensino do gênero lírico no 7º ano do Ensino Fundamental Maior. Nele apresenta-se o lugar da poesia, isto é, como o texto lírico pode contribuir para a formação de leitores e para o letramento lírico. A proposta contempla o uso de canções da Música Popular Brasileira (MPB) para trabalhar recursos líricos. Trata-se de uma proposta multimodal que traz as canções para ir além da apresentação de teorias, tornando-se uma ferramenta capaz de atingir o desejo de ouvir uma boa música, de buscar o entendimento e a interpretação das letras e de identificar os recursos literários presentes em canções da MPB. Tudo isso associado ao uso das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) que são meios para realização desse projeto. Esse trabalho conta com a rica contribuição teórica de Octávio Paz, Salvatore D’Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilCançãoLetramento líricoMúsica Popular Brasileira (MPB)Tecnologias da informação e comunicação (TIC)LeituraSongLyrical literacyICTLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA canção como instrumento para o letramento líricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdfapplication/pdf1222971https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/1/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf09153961d481c5aba62f67810f0233aeMD51TEXTALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.txtALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.txtExtracted texttext/plain351591https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/2/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.txt40f9b16bc01fc60c97c9853a0f2b4969MD52THUMBNAILALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.jpgALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/3/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.jpgf6e8088d9b1cf8a0445bba28f1f1258bMD53riufs/64422018-02-01 17:21:15.088oai:ufs.br:riufs/6442Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-02-01T20:21:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A canção como instrumento para o letramento lírico
title A canção como instrumento para o letramento lírico
spellingShingle A canção como instrumento para o letramento lírico
Andrade, Alexsandra Dantas Oliveira
Canção
Letramento lírico
Música Popular Brasileira (MPB)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Leitura
Song
Lyrical literacy
ICT
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A canção como instrumento para o letramento lírico
title_full A canção como instrumento para o letramento lírico
title_fullStr A canção como instrumento para o letramento lírico
title_full_unstemmed A canção como instrumento para o letramento lírico
title_sort A canção como instrumento para o letramento lírico
author Andrade, Alexsandra Dantas Oliveira
author_facet Andrade, Alexsandra Dantas Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Alexsandra Dantas Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8712920325447851
contributor_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Letramento lírico
Música Popular Brasileira (MPB)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Leitura
topic Canção
Letramento lírico
Música Popular Brasileira (MPB)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Leitura
Song
Lyrical literacy
ICT
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Song
Lyrical literacy
ICT
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This paper presents a proposal to the lyrical genre teaching in the 7th year of Elementary Education Major. It shows the place of poetry, that is, as the lyric text can contribute to the formation of readers and the lyrical literacy. The proposal contemplates the use of songs of Brazilian Popular Music (MPB) to work lyrical resources. It is a multimodal proposal that brings the songs to go beyond the presentation of theories, becoming a tool to achieve the desire to hear good music, to seek the understanding and interpretation of the letters and identify literary devices present in the MPB songs. All this associated with the use of new Information and Communication Technologies (ICT) as a means for realization of this project. This work has a rich theoretical contribution of Octavio Paz, Salvatore D'Onofrio, Rildo Cosson, Antonio Candido, Anazildo Vasconcelos da Silva, Manoel Reis, Sylvia Helena Cyntrão, Antonio Carlos Xavier, Sánchez Miguel etc.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Alexsandra Dantas Oliveira. A canção como instrumento para o letramento lírico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6442
identifier_str_mv ANDRADE, Alexsandra Dantas Oliveira. A canção como instrumento para o letramento lírico. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/1/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/2/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6442/3/ALEXSANDRA_DANTAS_OLIVEIRA_ANDRADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09153961d481c5aba62f67810f0233ae
40f9b16bc01fc60c97c9853a0f2b4969
f6e8088d9b1cf8a0445bba28f1f1258b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110680330928128