Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719 |
Resumo: | The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level. |
id |
UFS-2_50b22b76d36ccf2764a38b01555e8854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/4719 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado dehttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102Freitas, Itamarhttp://lattes.cnpq.br/18793892571782432017-09-26T17:48:38Z2017-09-26T17:48:38Z2011-03-01https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level.Este trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças e permanências na escrita da História veiculada nos livros didáticos avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) através da análise de seus conteúdos conceituais meta-históricos e substantivos. Usando como baliza de análise as prescrições dadas pelos editais do programa sobre os conceitos históricos considerados importantes, realizamos a análise das coleções em edições anteriores e posteriores ao programa, visando saber se o PNLEM foi responsável por uma melhora nos conteúdos conceituais das coleções, como já identificado pelos pesquisadores em Ensino de História ao investigarem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental. O nosso recorte temporal abrange o período de 1997 a 2005. Utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) para categorizar os conceitos que foram extraídos nas proposições históricas presentes no texto didático. A importância desse trabalho está em conhecer o grau de influência das políticas públicas nos livros de História para esse nível de ensino.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em EducaçãoUFSBREnsino de históriaLivro didáticoPolíticas públicasConteúdos conceituaisConceitos históricosTeaching historyTextbookPublic policiesConceptual contentsHistorical conceptsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?CONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdfapplication/pdf5346369https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/1/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdfe655a5145d33364109b44f50ddc07615MD51TEXTKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txtKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain284545https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/2/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txt8ce825a152fc7143e92ebfbb894b34e6MD52THUMBNAILKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpgKLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/3/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpg90f75c8d2a0437caeb15b0f64a8b31b0MD53riufs/47192017-11-24 19:15:43.305oai:ufs.br:riufs/4719Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-24T22:15:43Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
CONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)? |
title |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
spellingShingle |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de Ensino de história Livro didático Políticas públicas Conteúdos conceituais Conceitos históricos Teaching history Textbook Public policies Conceptual contents Historical concepts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
title_full |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
title_fullStr |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
title_full_unstemmed |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
title_sort |
Conteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? |
author |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
author_facet |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kleber Luiz Gavião Machado de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5606084251637102 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1879389257178243 |
contributor_str_mv |
Freitas, Itamar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Livro didático Políticas públicas Conteúdos conceituais Conceitos históricos |
topic |
Ensino de história Livro didático Políticas públicas Conteúdos conceituais Conceitos históricos Teaching history Textbook Public policies Conceptual contents Historical concepts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching history Textbook Public policies Conceptual contents Historical concepts |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T17:48:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719 |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/4719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/1/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/2/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/4719/3/KLEBER_LUIZ_%20GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e655a5145d33364109b44f50ddc07615 8ce825a152fc7143e92ebfbb894b34e6 90f75c8d2a0437caeb15b0f64a8b31b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110754677063680 |