Os estranhos da família de Lya Luft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos Magno Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1951
Resumo: As narrativas de Lya Luft, quando abordam a situação dos estranhos e da mulher na família patriarcal, põem em xeque os papéis e as identidades tradicionais de uma sociedade enraizada em valores hegemônicos. Com uma escrita subversiva, Luft quebra as regras de gênero, à medida que revela personagens estranhas preocupadas em construir novos referenciais identitários. Dessa forma, as fronteiras da família burguesa estão sendo, constantemente, flexibilizadas pelas personagens que se opõem a elas. Seus romances contextualizam um percurso de lutas por que passam as personagens marginalizadas pelo discurso patriarcal opressor. Nessa trajetória, a mulher e o estranho, o sujeito da diferença, questionam conceitos do humanismo liberal como verdade, identidade, certeza, centro e homogeneidade, por meio de um discurso pós-moderno que privilegia a diferença como um referencial de interpretação (HUTCHEON, 1991, p. 84). Com essa perspectiva, a urdidura textual de Lya Luft corresponde à de uma “Penélope do descentramento”, ao desfazer tapeçarias de uma cultura que empurra seus estranhos para as sombras das famílias. Contra tais questões de hegemonia de uma identidade perfeita é que sua literatura propõe um itinerário da inclusão social como veremos neste ensaio.
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Dessa forma, as fronteiras da família burguesa estão sendo, constantemente, flexibilizadas pelas personagens que se opõem a elas. Seus romances contextualizam um percurso de lutas por que passam as personagens marginalizadas pelo discurso patriarcal opressor. Nessa trajetória, a mulher e o estranho, o sujeito da diferença, questionam conceitos do humanismo liberal como verdade, identidade, certeza, centro e homogeneidade, por meio de um discurso pós-moderno que privilegia a diferença como um referencial de interpretação (HUTCHEON, 1991, p. 84). Com essa perspectiva, a urdidura textual de Lya Luft corresponde à de uma “Penélope do descentramento”, ao desfazer tapeçarias de uma cultura que empurra seus estranhos para as sombras das famílias. 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