O romance pós-moderno feminino
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1949 |
Resumo: | Este artigo analisa como a voz do outro é produzida no romance pósmoderno, que explora diferentes formas de engajamento artístico ao quebrar a ordem estrutural do romance quando passa a usar a metanarratividade para questionar as fronteiras entre literatura, arte e cultura. Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Lya Luft abrem espaço para diferentes vozes oprimidas socialmente. Seguindo as trilhas da pós-modernidade, investiga-se como o engajamento artístico e político está articulado na ficção dessas escritoras._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article examines how the other's voice is produced in fiction of Brazilian female writer, who since 70s, explores various forms of artistic engagement modifying a structural order of novel when they use the metanarratividade to question the borders among literature, art and culture. Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon and Lya Luft open space to different voices socially oppressed. Following the post-modernity methods, we investigate how artistic and political engagement is articulated in fiction of these female writers. |
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Gomes, Carlos Magno Santos2017-02-20T15:40:51Z2017-02-20T15:40:51Z2010-06GOMES, C. M. S. O romance pós-moderno feminino. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, Itabaiana, v. 11, p. 45-53, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1253>. Acesso em: 20 fev. 2017.1980-8879https://ri.ufs.br/handle/riufs/1949Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorEste artigo analisa como a voz do outro é produzida no romance pósmoderno, que explora diferentes formas de engajamento artístico ao quebrar a ordem estrutural do romance quando passa a usar a metanarratividade para questionar as fronteiras entre literatura, arte e cultura. Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Lya Luft abrem espaço para diferentes vozes oprimidas socialmente. Seguindo as trilhas da pós-modernidade, investiga-se como o engajamento artístico e político está articulado na ficção dessas escritoras._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article examines how the other's voice is produced in fiction of Brazilian female writer, who since 70s, explores various forms of artistic engagement modifying a structural order of novel when they use the metanarratividade to question the borders among literature, art and culture. Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon and Lya Luft open space to different voices socially oppressed. 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